PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE PACIENTES POLITRAUMATIZADOS ATENDIDOS EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA ADULTO NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Deise Schossler Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Paula Michele Lohmann Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Luís Felipe Pissaia Universidade do Vale do Taquari - Univates

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v12i3a2020.2641

Palavras-chave:

Unidade de terapia intensiva. Centro de terapia intensiva. Unidade de terapia intensiva de adulto. Cuidados críticos.

Resumo

O trauma é considerado um problema de saúde pública por acometer um número significativo de pessoas diariamente e gerando a necessidade de internações prolongadas e cuidados intensivos. O objetivo deste estudo foi identificar o perfil epidemiológico de pacientes politraumatizados internados em uma Unidade de Terapia Intensiva adulto de um hospital no interior do Rio Grande do Sul. Estudo transversal e exploratório realizado a partir de uma amostra de 451 prontuários de pacientes politraumatizados, dos quais 62 foram selecionados para a análise. As variáveis analisadas neste estudo foram: a natureza do trauma, dados referentes ao sexo, faixa etária, características do evento. Foram estimadas as proporções com intervalos de confiança de 95% (IC 95%) das características de cada item avaliado. Os resultados demonstraram que a maioria são homens jovens em idade produtiva e a principal causa dos acidentes foi o Trauma Crânio Encefálico (TCE). O impacto das infecções associado às características sociodemográficas e circunstanciais são fatores importantes no desfecho final da vítima politraumatizada. A partir do panorama constatado neste estudo, as características clínicas e a gravidade dos pacientes politraumatizados internados na UTIs, devem ser consideradas para a elaboração do plano de cuidados, assim como investigar possíveis particularidades da população atendida.

Downloads

Publicado

24-11-2020

Como Citar

SCHOSSLER, Deise; LOHMANN, Paula Michele; PISSAIA, Luís Felipe. PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE PACIENTES POLITRAUMATIZADOS ATENDIDOS EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA ADULTO NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 12, n. 3, 2020. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v12i3a2020.2641. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2641. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde