VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA OS IDOSOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Bruna Isoppo da Silva Centro Universitário Cenecista de Osório
  • Letícia Pilotto Casagranda Filgueiras Centro Universitário Cenecista de Osório
  • Emily da Silva Eberhardt Centro Universitário Cenecista de Osório
  • Atalíbio Felipe Becker Baltazar Centro Universitário Cenecista de Osório

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v12i3a2020.2677

Palavras-chave:

maus-Tratos ao Idoso, violência doméstica, enfermagem.

Resumo

Introdução: A violência doméstica se destaca como um dos principais problemas de saúde pública, principalmente, em nosso país. Além de o tema ser pouco debatido, as produções científicas são escassas e os índices de violência estão aumentando cada dia mais. Objetivo: Analisar as produções bibliográficas acerca de idosos vítimas de violência doméstica, bem como caracterizar o perfil destes idosos, identificar os agressores e os principais tipos de violências sofridas. Métodos: Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura, com pesquisas realizadas nas bases de dados BDenf, LILACS, SciELO, cujos artigos foram publicados no período de 2006 a 2016. Resultados: Evidenciou-se que as principais vítimas de maus-tratos na terceira idade são do sexo feminino, de 60 a 69 anos, analfabetas ou com baixa escolaridade, casadas e aposentadas. Como principal morbidade, destaca-se a Diabetes Mellitus, como principais agressores têm-se os cônjuges ou membros da família e o principal tipo de violência relatada, foi a psicológica. Conclusão: Com o aumento da população idosa, os prejuízos decorrentes da violência doméstica sofrida na terceira idade refletem diretamente em nosso cotidiano e está se tornando um grave problema de saúde pública. Ainda são escassos os estudos na área e as pesquisas pouco aprofundadas, tornando-se necessário, maior atenção das políticas públicas, programas educacionais e atenção por parte das equipes de saúde, a fim de que estes idosos não continuem sendo alvo de maus-tratos no seu ambiente familiar.

Biografia do Autor

Letícia Pilotto Casagranda Filgueiras, Centro Universitário Cenecista de Osório

Enfermeira. Doutoranda em Ciências ds Saúde pelo Programa de Pós Graduação da UFPEL. Docente do curso de enfermagem, do Centro Universitário Cenecista de Osório

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

24-11-2020

Como Citar

DA SILVA, Bruna Isoppo; FILGUEIRAS, Letícia Pilotto Casagranda; EBERHARDT, Emily da Silva; BALTAZAR, Atalíbio Felipe Becker. VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA OS IDOSOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 12, n. 3, 2020. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v12i3a2020.2677. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2677. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde