AVALIAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS DE MANIPULAÇÃO EM LANCHONETE DA CIDADE DE POMBAL – PB DURANTE O PREPARO DE MOLHO ARTESANAL: ANÁLISES MICROBIOLÓGICAS E ESTABILIDADE FÍSICO-QUÍMICA NO ARMAZENAMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v12i3a2020.2683

Palavras-chave:

Alimentos artesanais, Lista de verificação, Segurança dos alimentos

Resumo

Os alimentos prontos para o consumo surgiram através da busca pela praticidade, sendo oferecidos por alguns estabelecimentos que não possuem condições higiênico-sanitárias adequadas para a comercialização. Objetivou-se avaliar as Boas Práticas de Manipulação em uma lanchonete localizada na cidade de Pombal – PB, durante a preparação de molho artesanal, analisar sua qualidade microbiológica e estabilidade físico-química no armazenamento. Foi utilizado um checklist para avaliação das condições higiênico-sanitárias, baseado na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 275, de 21 de outubro de 2002 e RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004. Também foi avaliada a qualidade microbiológica em contraste com um molho industrial e a estabilidade físico-química durante 12 dias de armazenamento sob temperatura ambiente e de refrigeração. Ao menos 45% dos itens analisados foram não conformes quanto as edificações e instalações; equipamentos, móveis e utensílios; manipuladores; e produção e transporte do alimento. As análises microbiológicas indicaram contagem < 3,0 Número Mais Provável (NMP)/g para Coliformes a 35 e 45 ºC, além da ausência de Salmonella sp. em 25 g das amostras, provavelmente devido ao pH ácido e a aplicação de tratamento térmico durante a preparação. O molho artesanal demonstrou boa estabilidade físico-química em temperatura refrigerada, durante 12 dias de armazenamento. Apesar da boa qualidade microbiológica dos molhos, a lanchonete avaliada na cidade de Pombal – PB necessita de adequações aos requisitos exigidos para atender a regulamentação sanitária com o auxílio dos órgãos competentes.

Biografia do Autor

Bruno Fonsêca Feitosa

Técnico em Alimentos (IFRN/Pau dos Ferros-RN) Graduando em Engenharia de Alimentos (UFCG/Pombal-PB)

Charlene Maria de Alcântara, Universidade Federal de Campina Grande

Graduanda no curso de Engenharia de Alimentos pela UATA/CCTA/UFCG, campus Pombal-PB (2017.1).

Weverton Pereira de Medeiros, Universidade Federal de Campina Grande

Graduado em Ciências agrárias pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2018); MBA em Gestão e Engenharia de produção - UCAM; Mestre em Sistemas Agroindustriais pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2020); Pesquisador no centro Vocacional Tecnológico - CVT - UFCG; Colaborador no grupo de pesquisa GEPRA - UFPB, Desenvolve pesquisa na área de ciência e tecnologia dos alimentos, com ênfase em analises físico-química, microbiológica e sensorial. Além de estudos na área de revestimentos comestíveis e bioativos utilizando própolis.

Elaine Juliane da Costa Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Engenheira de Alimentos pela UATA/CCTA/UFCG, campus Pombal-PB. Mestranda em Sistemas Agroindustriais pela UATA/CCTA/UFCG, campus Pombal-PB.

Wilian Vito de Oliveira Santos, Universidade Federal de Campina Grande

Possui curso-tecnico-profissionalizante em Técnico em Alimentos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte(2015). Atualmente é Laboratório de Microbiologia de Alimentos da Universidade Federal de Campina Grande.

João Vitor Fonseca Feitoza, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Engenheiro de Alimentos pela UATA/CCTA/UFCG. Especialista em Qualidade e Segurança dos Alimentos (SENAI/PB) e em Ciência e Tecnologia de Alimentos (IFRN). Mestre em Tecnologia Agroalimentar pelo PPGTA/CCHSA/UFPB, área de Processos e Tecnologia de Produtos Agroalimentares. Professor substituto no IFRN, campus Apodi, ministrando disciplinas nos cursos técnicos em Agropecuária, Biocombustíveis e Química; na licenciatura em Química e na Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Trabalha principalmente na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com os seguintes temas: desenvolvimento de novos produtos alimentícios, aproveitamento de coprodutos, rotulagem de alimentos, análises físico-químicas, microbiológicas e sensoriais.

Alfredina dos Santos Araujo, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Estadual da Paraíba (2000), Mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal da Paraíba (2002) e Doutorado em Engenharia de Processos pela Universidade Federal de Campina Grande(2006), É Professora Associada III da Universidade Federal de Campina Grande do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar. Exerce atualmente a função de Diretora do Centro Vocacional Tecnológico de Pombal - PB. Coordenou a Pós-graduação em Sistemas Agroindustriais nível Acadêmico e Profissional. Atualmente Coordena a Pós-graduação em Sistemas Agroindustriais nível Acadêmico. Atua principalmente nos seguintes temas:Ciências Agrárias, Microbiologia de Alimentos, Caracterização e Análise de alimentos, Mel, Bovinocultura leiteira e derivados produzidos pela Agricultura Familiar.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

24-11-2020

Como Citar

FEITOSA, Bruno Fonsêca; ALCÂNTARA, Charlene Maria de; MEDEIROS, Weverton Pereira de; SILVA, Elaine Juliane da Costa; SANTOS, Wilian Vito de Oliveira; FEITOZA, João Vitor Fonseca; ARAUJO, Alfredina dos Santos. AVALIAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS DE MANIPULAÇÃO EM LANCHONETE DA CIDADE DE POMBAL – PB DURANTE O PREPARO DE MOLHO ARTESANAL: ANÁLISES MICROBIOLÓGICAS E ESTABILIDADE FÍSICO-QUÍMICA NO ARMAZENAMENTO. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 12, n. 3, 2020. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v12i3a2020.2683. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2683. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde