IMPLEMENTAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM UM SERVIÇO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Géssica Genesini Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Luís Felipe Pissaia Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Juliana Thomas Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Caroline Alessandra Cerutti Universidade do Vale do Taquari - Univates

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v12i3a2020.2690

Palavras-chave:

Sistematização da Assistência de Enfermagem. Urgência e Emergência. Processo de Enfermagem. Organização de Serviço de Saúde.

Resumo

Este estudo possui o objetivo de compartilhar um relato de experiência sobre a implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem em um serviço de urgência e emergência privado do interior do Rio Grande do Sul, Brasil. Trata-se de um relato de experiência, qualitativo, descritivo e exploratório. O local de coleta de dados foi um serviço de urgência e emergência privado do interior do estado do Rio Grande do Sul Brasil. O estudo foi realizado entre os meses de março e junho de 2020 e para a análise dos resultados seguiu aproximações com a Análise de Conteúdo. Os resultados são estruturados em três diferentes momentos ou fases de estudo. No primeiro foi realizada a análise criteriosa do modelo de Sistematização da Assistência de Enfermagem realizada no serviço, no segundo indagou-se sobre a preparação da equipe quanto à implementação da metodologia de trabalho, de forma que um momento de capacitação ocorresse. No terceiro momento, apresenta-se a nova proposta de documento para a realização do método de trabalho, de modo que contempla a necessidade do serviço e da área específica da enfermagem, bem como sua posterior avaliação. Dessa forma, acredita-se que a realização desse relato de experiência pode inspirar outras equipes e serviços de saúde em realizar a implantação ou implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem por meio do modelo apresentado.

Biografia do Autor

Géssica Genesini, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Acadêmica de Enfermagem.

Luís Felipe Pissaia, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Enfermeiro. Doutorando em Ensino.

Juliana Thomas, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Enfermeira. Mestre em Ensino na Saúde.

Caroline Alessandra Cerutti, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Enfermeira.

Downloads

Publicado

24-11-2020

Como Citar

GENESINI, Géssica; PISSAIA, Luís Felipe; THOMAS, Juliana; CERUTTI, Caroline Alessandra. IMPLEMENTAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM UM SERVIÇO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 12, n. 3, 2020. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v12i3a2020.2690. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2690. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde