CONTROLE E PREVENÇÃO DE CONTAMINAÇÃO POR SALMONELLA SPP. NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE FARINHAS DE ORIGEM ANIMAL DE UMA EMPRESA DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Lisandra Pivatto Univates
  • Tatiane Borniatti Univates
  • Patricia Fassina UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v12i3a2020.2700

Palavras-chave:

Ração animal, Boas Práticas de Fabricação, Salmonella

Resumo

As Farinhas de Origem Animal (FOA) são utilizadas como ingredientes na fabricação balanceada de rações para animais e um dos seus maiores problemas encontrados é a presença de Salmonella spp.. O presente estudo teve por objetivo avaliar a eficiência dos programas vigentes no controle de prevenção e contaminação por Salmonella spp. no processo de produção de FOA de uma empresa do Rio Grande do Sul por meio da análise de Salmonella spp. na matéria-prima e no produto final, bem como nas instalações, equipamentos e mãos de colaboradores. Foram realizadas 24 análises de swabs para detecção de Salmonella spp., em superfícies de instalações, equipamentos e de mãos dos colaboradores, além de 12 amostras de matéria-prima e produto final entre janeiro e junho de 2020. Verificou-se que em todos os meses do referido período detectou-se ausência de Salmonella spp. nos testes swab realizados, bem como nas amostras de matéria-prima e produto acabado. Conclui-se que esses resultados enfatizam a eficiência dos programas vigentes implementados na empresa para o controle de prevenção e contaminação por Salmonella spp. nas FOA produzidas, em toda a cadeia produtiva, e que todas as melhorias implementadas, assim como todo o controle de qualidade que a empresa segue estão sendo eficazes do início ao fim do seu processo, garantindo um produto final de qualidade.

Downloads

Publicado

24-11-2020

Como Citar

PIVATTO, Lisandra; BORNIATTI, Tatiane; FASSINA, Patricia. CONTROLE E PREVENÇÃO DE CONTAMINAÇÃO POR SALMONELLA SPP. NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE FARINHAS DE ORIGEM ANIMAL DE UMA EMPRESA DO RIO GRANDE DO SUL. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 12, n. 3, 2020. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v12i3a2020.2700. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2700. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde