O HOMEM NO CONTEXTO GRAVÍDICO-PUERPERAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Eliane dos Passos Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Cecília Drebes Pedron Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v12i3a2020.2713

Palavras-chave:

Papel do Homem, Gravidez, Parto, Pai, Percepção.

Resumo

Este estudo objetiva identificar as evidências do envolvimento dos homens no ciclo gravídico-puerperal. Trata-se de uma revisão integrativa que teve como questão norteadora: Qual o envolvimento dos homens no ciclo gravídico-puerperal? Os artigos foram coletados na Biblioteca Virtual em Saúde com os descritores e operadores boleanos “percepção” and “pai” and “parto”; “pai” and “parto”; e “pai” and “gravidez”. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão a busca resultou na seleção de 12 estudos. Os achados foram analisados em categorias temáticas, tendo aproximações com a Análise de Conteúdo. As categorias temáticas que emergiram delineiam a participação do homem no ciclo gravídico-puerperal demonstrando as interconexões entre suas diferentes fases. Os resultados também inseriram o homem no acompanhamento do parto e as conexões com a gestante, bem como a interação no pós-parto, aproximando com o recém-nascido. Sendo assim, o estudo demonstrou que o homem possui espaço de participação no ciclo gravídico-puerperal, pois o mesmo oferece o apoio necessário ao grupo familiar.

Biografia do Autor

Eliane dos Passos, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Enfermeira. Discente do curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica pela Universidade do Vale do Taquari – Univates.

Cecília Drebes Pedron, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Doutora em Enfermagem atuante no Departamento de Enfermagem Materno-Infantil. Coordenadora do Laboratório de Ensino Virtual em Enfermagem UFRGS – LEVi. Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

24-11-2020

Como Citar

DOS PASSOS, Eliane; PEDRON, Cecília Drebes. O HOMEM NO CONTEXTO GRAVÍDICO-PUERPERAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 12, n. 3, 2020. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v12i3a2020.2713. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2713. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde