INFLUÊNCIA DAS ESTRUTURAS NA ABUNDÂNCIA DE FITOSEÍDEOS EM PLANTAS DE AMBIENTE NATURAL DO LITORAL NORTE DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL

Autores

  • Júlia Zanella UNIVATES
  • Noeli Juarez Ferla UNIVATES

Palavras-chave:

Litoral norte. Vegetação nativa. Domáceas. Psidium guajava. Coevolução. Controle biológico.

Resumo

Neste estudo foi avaliada a influência de domácias e pilosidades sobre a abundância de fitoseídeos. As plantas foram coletadas em agosto e novembro de 2011 em quatro pontos amostrados de um ambiente natural do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A contagem e coleta de ácaros foram realizadas sob microscópio estereoscópico. Foi encontrado um total de 299 fitoseídeos em 27 famílias vegetais. As plantas que apresentaram maior abundância de ácaros foram Psidium guajava Linn, com 49 espécimes, seguida por Boehmeria macrophylla Hornem, com 29 indivíduos e Citrus limonum Risso, com 25 indivíduos. Sendo das 37 espécies de plantas amostradas, 11 não apresentaram ácaros. E destas sete, não apresentaram pilosidades na face abaxial. Portanto, plantas portadoras de domácias e pilosidades apresentam grande abundância de ácaros predadores.

Biografia do Autor

Júlia Zanella, UNIVATES

Departamento de Acarologia da Univates, Curso de Ciências Biológicas, área de zoologia.

Noeli Juarez Ferla, UNIVATES

Departamento de Acarologia da Univates, do Curso de Ciências Biológicas, área de zoologia.

Downloads

Publicado

16-09-2013

Como Citar

ZANELLA, Júlia; FERLA, Noeli Juarez. INFLUÊNCIA DAS ESTRUTURAS NA ABUNDÂNCIA DE FITOSEÍDEOS EM PLANTAS DE AMBIENTE NATURAL DO LITORAL NORTE DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 5, n. 3, 2013. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/276. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde