POVOS INDÍGENAS E A UNIVERSIDADE: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Letícia Cunha Franco UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO
  • Matheus Henrique Rodrigues da Silva
  • Thaís Dias Venâncio Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v13i2a2021.2797

Palavras-chave:

Universidade. Indígenas. Ações Afirmativas.

Resumo

Objetivo: Evidenciar a produção de conhecimento acerca de povos indígenas e a universidade. Método: revisão integrativa da literatura nacional em quatro bases de dados, com os descritores universidade, indígenas e ações afirmativas. Resultados: foram identificados 544 estudos e selecionados 11. O maior número de publicações ocorreu no ano 2017 (36,3%),e por revistas na temática de psicologia e educação (90,9%), e todos os estudos com abordagem qualitativa. As categorias temáticas de destaque foram: interculturalidade e formação acadêmica, e Ações afirmativas, em ambas, 5 (cinco) (45,4%) estudos. Conclusão: A produção de conhecimento quanto a vivência universitária dos povos indígenas ainda é incipiente, diante da repercussão das políticas afirmativas nas transformações educacionais, socioeconômicas, e biopsicossociais para o indivíduo, família e/ou comunidades. Doravante, espera-se que esta revisão sensibilize e mobilize, para o aumento das discussões e ações, no âmbito da qualidade da permanência do estudante indígena na universidade.

Biografia do Autor

Letícia Cunha Franco, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO

Enfermeira. Docente do Departamento de Medicina - UFCAT. Coordenadora da Atenção Biopsicossocial - Pró-Reitoria de Políticas Estudantins (PRPE)-UFCAT.

Downloads

Publicado

02-08-2021

Como Citar

FRANCO, Letícia Cunha; RODRIGUES DA SILVA, Matheus Henrique; VENÂNCIO FERREIRA, Thaís Dias. POVOS INDÍGENAS E A UNIVERSIDADE: REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 13, n. 2, 2021. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v13i2a2021.2797. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2797. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais