PADRONIZAÇÃO DO TESTE COMETA PARA ANÁLISE DE GENOTOXICIDADE COMO ATIVIDADE DE ENSINO PARA GRADUAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE

Autores

  • Karine Scherer Centro Universitário UNIVATES
  • Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen Centro Universitário UNIVATES

Palavras-chave:

Teste Cometa. Genotoxicidade. Lesão no DNA. Atividade experimental.

Resumo

O progresso e o desenvolvimento industrial têm como consequência a exposição do homem a uma variedade de agentes mutagênicos, teratogênicos e carcinogênicos, como pesticidas, aditivos alimentares, conservantes e a poluição das águas e do ar. O contato com esses agentes é responsável por causar lesões e alterações no DNA. A Genotoxicidade, setor da Genética responsável por identificar substâncias capazes de induzir a mutação, bem como avaliar quantitativamente o risco mutacional que certos agentes podem causar não só ao homem, mas também para plantas e animais, atualmente tem sido muito pesquisada. O Teste Cometa é uma técnica simples, rápida e de baixo custo para detectar e avaliar lesões pré-mutagênicas, além de auxiliar em estudos sobre biomonitoramento ambiental, genética toxicológica, radiação biológica, processos de reparo de DNA e ecotoxicologia genética. O objetivo deste estudo foi padronizar o Teste Cometa para realização de análises e pesquisas de genotoxicidade. O estudo foi desenvolvido no Laboratório de Biologia Molecular do Centro Universitário UNIVATES. Como resultado foi implantada a técnica, objetivo do trabalho, com a observação de núcleos de leucócitos, provenientes de sangue humano. A técnica mostrou-se adequada para a análise proposta, possibilitando a sua utilização como roteiro de aulas práticas em cursos de graduação relacionados à área da saúde.

Biografia do Autor

Karine Scherer, Centro Universitário UNIVATES

Bióloga, Ciências Biológicas, Centro Universitário UNIVATES.

Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen, Centro Universitário UNIVATES

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS. Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE e PPGEnsino.

Downloads

Publicado

16-09-2013

Como Citar

SCHERER, Karine; STROHSCHOEN, Andreia Aparecida Guimarães. PADRONIZAÇÃO DO TESTE COMETA PARA ANÁLISE DE GENOTOXICIDADE COMO ATIVIDADE DE ENSINO PARA GRADUAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 5, n. 3, 2013. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/280. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde