COMPARAÇÃO ENTRE OS MÉTODOS VIDAS® SLM E VIDAS® SPT PARA DETECÇÃO DE SALMONELLA SPP. EM PRODUTOS CÁRNEOS PROVENIENTES DE DIFERENTES CIDADES DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL

Autores

  • Jaqueline Wolschick Centro Universitário UNIVATES
  • Rosângela Uhrig Salvatori Centro Universitário UNIVATES
  • Tainá Drebes Centro Universitário UNIVATES

Palavras-chave:

Produtos cárneos. Salmonella. VIDAS®.

Resumo

A Salmonella é o micro-organismo que mais causa doenças de origem alimentar no mundo. Para detecção de Salmonella em alimentos existem métodos, entre eles, os métodos rápidos (alternativos). O objetivo deste estudo foi comparar o método VIDAS® SLM e o método VIDAS® SPT, utilizando-se cem amostras de produtos cárneos produzidas no interior do Rio Grande do Sul, Brasil. Além disso, foram contaminadas artificialmente oito amostras usando as diluições 10-6 a 10-9 da fase estacionária da cepa de Salmonella enteritidis (ATCC 13076). Para a realização das análises foram utilizados métodos validados pela AOAC. Foi encontrada diferença significativa entre os dois métodos (P<0,05). Conclui-se que o método VIDAS® SLM pode ser uma boa ferramenta para as indústrias produtoras de produtos cárneos. Sugere-se que mais estudos sejam realizados com o Kit VIDAS® UP Salmonella.

Biografia do Autor

Jaqueline Wolschick, Centro Universitário UNIVATES

Bacharela em Biomedicina com Habilitação em Microbiologia de Alimentos. Colaboradora do Laboratório de Microbiologia do Unianálises/Univates.

Rosângela Uhrig Salvatori, Centro Universitário UNIVATES

Professora do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário – UNIVATES

Tainá Drebes, Centro Universitário UNIVATES

Gerente Técnica do Laboratório de Microbiologia do Unianálises/Univates.

Downloads

Publicado

16-09-2013

Como Citar

WOLSCHICK, Jaqueline; SALVATORI, Rosângela Uhrig; DREBES, Tainá. COMPARAÇÃO ENTRE OS MÉTODOS VIDAS® SLM E VIDAS® SPT PARA DETECÇÃO DE SALMONELLA SPP. EM PRODUTOS CÁRNEOS PROVENIENTES DE DIFERENTES CIDADES DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 5, n. 3, 2013. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/285. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde