A INFLUÊNCIA DE HÁBITOS E ESTILO DE VIDA NO SURGIMENTO DE NEOPLASIAS MALIGNAS – UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Deise Juliana Beckel Hendges UNIVATES
  • Raul Roberto Stoll Centro Universitário UNIVATES
  • Claudete Moreschi Centro Universitário UNIVATES

Palavras-chave:

Neoplasia. Carcinógenos. Hábitos. Estilo de vida.

Resumo

Neoplasia maligna é um crescimento desordenado das células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo (metástase). É causada por anomalias no material genético, que podem ser resultado dos efeitos de carcinógenos. O presente estudo objetivou identificar na literatura existente a influência de hábitos e estilo de vida no surgimento de neoplasias malignas. Trata-se de uma revisão narrativa de literatura, realizada no período de novembro de 2012 a maio de 2013. Foi possível conhecer a influência de alguns hábitos e estilo de vida vinculada ao surgimento de neoplasias malignas, como a alimentação, o tabagismo e o álcool, a obesidade, o sedentarismo e a radiação solar. Portanto, não se deve deixar de ter hábitos saudáveis, manter a alimentação balanceada e praticar atividades físicas.

Biografia do Autor

Deise Juliana Beckel Hendges, UNIVATES

Acadêmica do curso de Ciências Biológicas e Bolsista de Iniciação Científica do Centro Universitário UNIVATES

Raul Roberto Stoll, Centro Universitário UNIVATES

Biólogo. Mestre em Educação e Docente do Centro Universitário UNIVATES

Claudete Moreschi, Centro Universitário UNIVATES

Enfermeira. Mestre e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento do Centro Universitário UNIVATES – Bolsista FAPERGS/CAPES

Downloads

Publicado

16-09-2013

Como Citar

BECKEL HENDGES, Deise Juliana; STOLL, Raul Roberto; MORESCHI, Claudete. A INFLUÊNCIA DE HÁBITOS E ESTILO DE VIDA NO SURGIMENTO DE NEOPLASIAS MALIGNAS – UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 5, n. 3, 2013. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/288. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde