DISTRIBUIÇÃO DE PIPER GAUDICHAUDIANUM KUNTZE (PIPERACEAE) E EFEITO DE BORDA EM FRAGMENTO FLORESTAL DO JARDIM BOTÂNICO DE LAJEADO (JBL), RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Claudionor Nunes Cavalheiro Centro Universitário UNIVATES
  • Fernanda Schneider Centro Universitário UNIVATES
  • Hamilton César Zanardi Grillo Centro Universitário UNIVATES
  • Noemi dos Reis Corrêa Centro Universitário UNIVATES
  • Rildo Vieira de Araújo Almeida Centro Universitário UNIVATES
  • Rodrigo Spinelli Centro Universitário UNIVATES
  • Eduardo Périco Centro Universitário UNIVATES
  • Noeli Juarez Ferla Centro Universitário UNIVATES
  • Claudete Rempel Centro Universitário UNIVATES

Palavras-chave:

Piper gaudichaudianum. População. Temperatura. Umidade relativa do ar.

Resumo

Piper L. é um gênero de Piperaceae encontrado no Jardim Botânico de Lajeado. A maioria das espécies é moderadamente heliófila e desenvolve espigas com marcantes características quiropterocóricas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a densidade de Piper gaudichaudianum e sua relação com a distância da borda de um fragmento florestal secundário. Para a obtenção da estimativa de densidade e de gradiente de distribuição nos fragmentos estudados, empregou-se o método de amostragem por parcelas, nas quais também mediu-se a temperatura, a umidade relativa do ar e a altura dos espécimes. Nos 500 m2 amostrados a densidade foi de 0,35 indivíduos/m2, a temperatura média de 21,7 ºC e a umidade relativa do ar média de 60,5. Os dados apontaram para um decréscimo de densidade de Piper gaudichaudianum no sentido borda-interior do fragmento.

Biografia do Autor

Claudionor Nunes Cavalheiro, Centro Universitário UNIVATES

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento no Centro Universitário UNIVATES, Graduado em Educação Física na Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Bolsista Capes de Mestrado

Fernanda Schneider, Centro Universitário UNIVATES

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento no Centro Universitário UNIVATES, Graduada em História no Centro Universitário UNIVATES. Bolsista Capes de Mestrado.

Hamilton César Zanardi Grillo, Centro Universitário UNIVATES

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento do Centro Universitário UNIVATES, Mestre em Biologia Animal, UFRGS. Professor do Curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário UNIVATES.

Noemi dos Reis Corrêa, Centro Universitário UNIVATES

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento no Centro Universitário UNIVATES, Graduado em Letras na Universidade Estadual de Mato Grosso - UNEMAT. Bolsista Capes de Mestrado

Rildo Vieira de Araújo Almeida, Centro Universitário UNIVATES

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento no Centro Universitário UNIVATES, Graduado em Agrimensura no Instituto Federal de Goiás - IFGO e Licenciado em Matemática pela Universidade Salgado de Oliveira.

Rodrigo Spinelli, Centro Universitário UNIVATES

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento no Centro Universitário UNIVATES, Especialista em Arquitetura e Patrimônio Arquitetônico no Brasil, PUC-RS. Professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário UNIVATES.

Eduardo Périco, Centro Universitário UNIVATES

Biólogo, Doutor em Ecologia, Professor do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento do Centro Universitário UNIVATES.

Noeli Juarez Ferla, Centro Universitário UNIVATES

Biólogo, Doutor em Ciências, Professor do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento do Centro Universitário UNIVATES.

Claudete Rempel, Centro Universitário UNIVATES

Bióloga, Doutora em Ecologia, Professora do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento do Centro Universitário UNIVATES.

Downloads

Publicado

16-09-2013

Como Citar

CAVALHEIRO, Claudionor Nunes; SCHNEIDER, Fernanda; GRILLO, Hamilton César Zanardi; CORRÊA, Noemi dos Reis; ALMEIDA, Rildo Vieira de Araújo; SPINELLI, Rodrigo; PÉRICO, Eduardo; FERLA, Noeli Juarez; REMPEL, Claudete. DISTRIBUIÇÃO DE PIPER GAUDICHAUDIANUM KUNTZE (PIPERACEAE) E EFEITO DE BORDA EM FRAGMENTO FLORESTAL DO JARDIM BOTÂNICO DE LAJEADO (JBL), RIO GRANDE DO SUL. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 5, n. 3, 2013. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/289. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde