EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A BUSCA POR ESCOLAS SUSTENTÁVEIS E COM VIDA

Autores

  • Marcelo Franco Leão UNIVATES e UNEMAT
  • Eniz Conceição Oliveira UNIVATES
  • José Claudio Del Pino UNIVATES

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Ecotécnicas. Práticas sustentáveis.

Resumo

Este estudo apresenta resultados da pesquisa ação ocorrida em 2013/1, com uma turma da escola CEJA “15 de outubro” de Barra do Bugres-MT. Seu objetivo foi sensibilizar a comunidade sobre a importância da preservação ambiental e o uso racional dos recursos naturais. Como recursos didáticos foram utilizados vídeos, debates, pesquisas bibliográficas e multimídias. Durante a caminhada ecológica entorno do Lago Azul foi preenchido um questionário que revelou que apenas 23,33% dos estudantes frequentavam áreas verdes, 93,33% avistaram animais silvestres e 73,33% observaram haver lixo no entorno ou dentro do lago. Ações como pegada ecológica e ecotécnicas possibilitaram confeccionar artesanatos com materiais reutilizáveis. Os resultados do estudo foram apresentados à comunidade como forma de disseminar práticas sustentáveis.

Biografia do Autor

Marcelo Franco Leão, UNIVATES e UNEMAT

Graduado em Química Licenciatura Plena com habilitação em Física pela UNISC. Pós-graduado em Orientação Educacional(Dom Alberto) e em Relações Raciais na Educação e na sociedade Brasileira(UFMT).Mestrando em Ensino pela UNIVATES. Professor da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Tutor do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT/UAB. Professor do Centro de Educação de Jovens e Adultos "15 de outubro" de Barra do Bugres-MT

Eniz Conceição Oliveira, UNIVATES

Graduada em Química Licenciatura Plena pela UFRGS. Pós-graduada em Educação Química pela UFRGS. Mestre e Doutora em Química pela UFRGS. Professora do Centro Universitário UNIVATES e Coordenadora do Mestrado em Ensino de Ciências Exatas

José Claudio Del Pino, UNIVATES

Graduado em Licenciatura em Química e em Química Industrial pela PUCRS. Pós-graduado em Química pela UPF e em Ensino de Química pela UCS. Mestre em Ciências Biológicas-Bioquímica pela UFRGS. Doutor em Engenharia de Biomassa pela UFRGS. Pós Doutor pela Universidade de Aveiro-Portugal. Professor do PPGEnsino do Centro Universitário UNIVATES.

Downloads

Publicado

16-09-2013

Como Citar

LEÃO, Marcelo Franco; OLIVEIRA, Eniz Conceição; DEL PINO, José Claudio. EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A BUSCA POR ESCOLAS SUSTENTÁVEIS E COM VIDA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 5, n. 3, 2013. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/291. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde