FESTA AMEJIKIIM DO POVO KANELA DO ARAGUAIA: DIÁLOGOS COMO AÇÃO EDUCATIVA DE SENSIBILIZAÇÃO INTERCULTURAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v13i2a2021.2928

Palavras-chave:

Cultura, Educação, Povos tradicionais

Resumo

O povo indígena Kanela do Araguaia é oriundo do Estado do Maranhão, cujas famílias foram dispersas pelo Brasil devido ao massacre provocado pelos confrontos entre índios e fazendeiros no século passado. Muitas destes indígenas atualmente vivem no município de Luciara/MT, na aldeia Nova Pukanu. Atualmente, esse povo tradicional tem buscado resgatar memórias para registrar sua cultura, sendo que muitos destes estudantes e moradores são indígenas. Assim, o presente estudo teve como objetivo promover diálogos culturais com o Povo Kanela do Araguaia, por meio da compreensão da festa Amejikiim, como uma ação educativa para abordar a interculturalidade. O estudo foi desenvolvido desde 2018 por estudantes da sala anexa multisseriada da Escola Estadual Sol Nascente, localizada na zona rural do município de Confresa/MT. Assim, foi proposta a investigação sobre essa manifestação cultural praticada em uma das aldeias do povo Kanela do Araguaia, situada nas margens do Rio Tapirapé. Para compreender este fator histórico, os estudantes presenciaram depoimentos de anciãos da comunidade. Percebeu-se que a festa Amejikim propicia diversão, prazer e fortalecimento cultural. A dança ensina e contempla o indivíduo em seu saber, seus conhecimentos e sua expressão do mundo e dotado de natureza livre típica de uns processos educativos. Logo, esta ação educativa serviu como sensibilização intercultural, pois os estudantes aprenderam com os mais experientes sobre das origens deste povo tradicional e assim respeitar a cultura do outro.

Biografia do Autor

Renata Santana Leite, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Especialização em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Confresa. Professora da Rede Estadual de Ensino (SEDUC/MT).

Marcelo Franco Leão, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Graduado em Licenciatura em Química (UNISC)e em Física (UNEMAT). Pós-graduado em Orientação Educacional(Dom Alberto) e em Relações Raciais na Educação e na sociedade Brasileira(UFMT). Mestre em Ensino (UNIVATES). Doutor em Educação em Ciências (UFRGS). Professor do IFMT Campus Confresa-MT.

Downloads

Publicado

02-08-2021

Como Citar

LEITE, Renata Santana; LEÃO, Marcelo Franco. FESTA AMEJIKIIM DO POVO KANELA DO ARAGUAIA: DIÁLOGOS COMO AÇÃO EDUCATIVA DE SENSIBILIZAÇÃO INTERCULTURAL. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 13, n. 2, 2021. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v13i2a2021.2928. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2928. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais