UM CONTRATO E TRÊS GARANTIAS: EDUCAÇÃO, COMUNIDADE E DEMOCRACIA

Autores

  • Alana Zanatta Battisti Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Leila Viviane Scherer Hammes Universidade do Vale do Taquari - Univates

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v13i2a2021.2930

Palavras-chave:

Direito à educação, Comunidade, Democracia, Prestação de serviço

Resumo

A educação, a comunidade e a democracia são três elementos essenciais para a vida em sociedade. Por isso, o objetivo do artigo é averiguar a incidência dos princípios constitucionais educacionais, notadamente o da gestão democrática, no contrato de prestação de serviço celebrado pelo Município de Lajeado/RS e pela Universidade do Vale do Taquari – Univates. No que se refere à metodologia, a pesquisa tem natureza aplicada, abordagem qualitativa e, quanto ao objetivo, é exploratória. Para testar a sua verificabilidade, foi utilizado o método dedutivo, com o emprego de três técnicas: bibliográfica, documental e estudo de caso. O resultado do artigo confirmou a hipótese aventada no início da pesquisa, no sentido de que o contrato representa uma manifestação dos princípios constitucionais educacionais, destacadamente o da gestão democrática, porquanto aproxima a comunidade da administração da escola, tornando efetivo o direito à educação e fortalecendo o viés comunitário da universidade.

Biografia do Autor

Alana Zanatta Battisti, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Graduanda em Direito pela Universidade do Vale do Taquari - Univates

Leila Viviane Scherer Hammes, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc (2016), Especialista em Gestão Universitária pela Universidade do Vale do Taquari - Univates (2013), graduada em Direito pela Universidade do Vale do Taquari - Univates (2005), professora e assessora jurídica da Universidade do Vale do Taquari - Univates.

Downloads

Publicado

02-08-2021

Como Citar

ZANATTA BATTISTI, Alana; SCHERER HAMMES, Leila Viviane. UM CONTRATO E TRÊS GARANTIAS: EDUCAÇÃO, COMUNIDADE E DEMOCRACIA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 13, n. 2, 2021. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v13i2a2021.2930. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2930. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais