A INTIMAÇÃO EXTRAJUDICIAL POR HORA CERTA DO DEVEDOR FIDUCIÁRIO: TEORIA E PRÁTICA NO REGISTRO DE TÍTULOS E DOCUMENTOS

Autores

  • Gabriel Delving Ely Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.
  • Maristela Juchum Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v13i2a2021.2935

Palavras-chave:

Registros públicos. Notificação extrajudicial. Alienação fiduciária.

Resumo

A pesquisa visa ao estudo do procedimento de execução extrajudicial do devedor fiduciário em sede de Registro de Títulos e Documentos, em delegação pelo Registro de Imóveis competente. Objetiva-se apresentar os impactos ao devedor inadimplente trazidos pelo procedimento executivo, bem como a maneira como o mesmo se processa, e o caminho percorrido até a satisfação do crédito pelo credor. Para tanto, estudam-se o instituto da alienação e propriedade fiduciárias e a sua utilização em financiamento imobiliário; o procedimento da notificação extrajudicial em Registro de Títulos e Documentos, e a prática da utilização do ato notificatório como meio de intimação do devedor fiduciário, sobretudo quando realizado este através do rito da intimação por hora certa, em aplicação subsidiária do Código de Processo Civil, concluindo-se acerca da relevância jurídica do referido procedimento, sua conveniência na concessão de crédito imobiliário, e a cautela que a sua prática demanda do registrador público. Faz-se isto valendo-se de pesquisa qualitativa, instrumentada bibliograficamente, e através do método dedutivo.

Biografia do Autor

Gabriel Delving Ely, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

Acadêmico do Curso de Direito da Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES. Escrevente autorizado do Tabelionato e Ofício dos Registros Especiais de Lajeado/RS.

Maristela Juchum, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da disciplina de Leitura e Produção de Textos II, da Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES.

Downloads

Publicado

02-08-2021

Como Citar

DELVING ELY, Gabriel; JUCHUM, Maristela. A INTIMAÇÃO EXTRAJUDICIAL POR HORA CERTA DO DEVEDOR FIDUCIÁRIO: TEORIA E PRÁTICA NO REGISTRO DE TÍTULOS E DOCUMENTOS. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 13, n. 2, 2021. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v13i2a2021.2935. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2935. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais