CONHECIMENTOS EMPÍRICOS SOBRE ASTRONOMIA DA COMUNIDADE INDÍGENA KANELA DO ARAGUAIA DA ALDEIA NOVA PUKANU
Resumo
O ensino de Astronomia no Ensino Médio tende a proporcionar a formação de um estudante crítico e pleno, que estará preparado para interagir com a sociedade. Assim, a contribuição da Ciência se encontra atrelada à compreensão de outras culturas, como a dos indígenas. Nesse contexto, o presente texto é resultado de um estudo que objetivou analisar os conhecimentos sobre Astronomia da comunidade Kanela do Araguaia da Aldeia Nova Pukanu, no segundo semestre de 2019, por meio de uma pesquisa com enfoque qualitativo. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa de campo com questionário, contendo oito perguntas abertas, tendo como sujeitos 35 indígenas da comunidade local, que aceitaram participar, voluntariamente, da investigação. Entre as estrelas mais citadas por eles estão: Estrela D’alva (35 participantes), Sol (35 participantes) e Estrela Cadente (35 participantes), já as constelações que mais vezes apareceram nas respostas foram: Constelações Cruzeiro do Sul (32 participantes), Caminho de Santiago (31 participantes), e Três Marias (31 participantes). Assim como em outros estudos, as estrelas e as constelações mais citadas pelos indígenas são as da Via Láctea. Ao analisar os resultados se percebeu que a comunidade utiliza os conhecimentos empíricos de Astronomia para se orientar e guiar em tarefas simples, cotidianas, que vão desde o preparo de um medicamento, caça, pesca e plantio até a colheita de produtos que são necessários para a sua subsistência.
Palavras-chave
Astronomia. Cultura Indígena. Ensino de Física.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v13i2a2021.2945
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