CONHECIMENTOS EMPÍRICOS SOBRE ASTRONOMIA DA COMUNIDADE INDÍGENA KANELA DO ARAGUAIA DA ALDEIA NOVA PUKANU

Autores

  • Gabriel Alves Tolentino Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT Campus Confresa
  • Devacir Vaz de Moraes Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT Campus Confresa
  • Ana Claudia Tasinaffo Alves Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) http://orcid.org/0000-0003-0670-1978

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v13i2a2021.2945

Palavras-chave:

Astronomia. Cultura Indígena. Ensino de Física.

Resumo

O ensino de Astronomia no Ensino Médio tende a proporcionar a formação de um estudante crítico e pleno, que estará preparado para interagir com a sociedade. Assim, a contribuição da Ciência se encontra atrelada à compreensão de outras culturas, como a dos indígenas. Nesse contexto, o presente texto é resultado de um estudo que objetivou analisar os conhecimentos sobre Astronomia da comunidade Kanela do Araguaia da Aldeia Nova Pukanu, no segundo semestre de 2019, por meio de uma pesquisa com enfoque qualitativo. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa de campo com questionário, contendo oito perguntas abertas, tendo como sujeitos 35 indígenas da comunidade local, que aceitaram participar, voluntariamente, da investigação. Entre as estrelas mais citadas por eles estão: Estrela D’alva (35 participantes), Sol (35 participantes) e Estrela Cadente (35 participantes), já as constelações que mais vezes apareceram nas respostas foram: Constelações Cruzeiro do Sul (32 participantes), Caminho de Santiago (31 participantes), e Três Marias (31 participantes). Assim como em outros estudos, as estrelas e as constelações mais citadas pelos indígenas são as da Via Láctea. Ao analisar os resultados se percebeu que a comunidade utiliza os conhecimentos empíricos de Astronomia para se orientar e guiar em tarefas simples, cotidianas, que vão desde o preparo de um medicamento, caça, pesca e plantio até a colheita de produtos que são necessários para a sua subsistência.

Biografia do Autor

Gabriel Alves Tolentino, Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT Campus Confresa

Graduado em Física pelo Instituto Federal de Mato Grosso (2020).

Devacir Vaz de Moraes, Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT Campus Confresa

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (2013). Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso com pesquisa em Física Moderna e Contemporânea. Atualmente é professor EBTT do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

Ana Claudia Tasinaffo Alves, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica em Educação em Ciências (REAMEC); Mestrado em Ciência de Materiais pela Universidade Federal de Mato Grosso. Possui Especialização em Química pela Universidade Federal de Lavras Pólo UFMT. Possui Graduação em Ciências Biológicas com habilitação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jales (1998) e Graduação em Ciências da Natureza - com habilitação em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007). Foi orientadora do programa Residência Pedagógica/Capes para os cursos de Licenciatura em Biologia, Ciências da Natureza - Química e Física, no núcleo IFMT - Campus Confresa. Atualmente é professora e Diretora de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Confresa. Tem experiência docente na área de Química Ensino Médio, Ensino Médio Técnico, Físico- Química e Química Geral no Ensino Superior. Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Pesquisa e Ensino de Química de Mato Grosso (LabPEQ-UFMT) e do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia (GPEnCiMa).

Downloads

Publicado

02-08-2021

Como Citar

TOLENTINO, Gabriel Alves; MORAES, Devacir Vaz de; TASINAFFO ALVES, Ana Claudia. CONHECIMENTOS EMPÍRICOS SOBRE ASTRONOMIA DA COMUNIDADE INDÍGENA KANELA DO ARAGUAIA DA ALDEIA NOVA PUKANU. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 13, n. 2, 2021. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v13i2a2021.2945. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2945. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais