A ELABORAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO MEIO PARA DESENVOLVER APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ESTUDO DE SISTEMAS BIOLÓGICOS

Autores

  • Marcelo Franco Leão UNIVATES e UNEMAT
  • Márcia Jussara Hepp Rehfeldt UNIVATES
  • Miriam Ines Marchi UNIVATES

Palavras-chave:

Estratégia de ensino. Rede conceitual. Objetos de aprendizagem.

Resumo

Este estudo relata uma prática desenvolvida na disciplina de Sistemas Biológicos do curso de Engenharia de Alimentos da UNEMAT de Barra do Bugres-MT. Seu objetivo foi verificar se a utilização de mapas conceituais como estratégia didática no ensino de Sistemas Biológicos é viável e contribui significativamente para a aprendizagem dos estudantes. O estudo configura-se como uma pesquisa-ação cuja abordagem é qualitativa. Foram pré-definidas categorias de análise que seguiram as orientações de Bardin (2008). Constatou-se que em 82% utilizaram palavras ou frases de ligação formando sentido lógico, em 72% as proposições tiveram significado científico e com diferenciação progressiva. O envolvimento dos estudantes com a atividade foi intenso, sendo que 96% dos mapas contemplaram os conceitos básicos esperados neste processo de ensino. Por outro lado, a reconciliação integrativa ocorreu em apenas 24,1% dos mapas. Assim, pode-se inferir que a capacidade de incluir novos conceitos e relacioná-los a outros existentes foram dificuldades visualizadas nos alunos da UNEMAT. Por fim, elaboração de mapas permitiu observar que seu uso é viável e contribui significativamente para a aprendizagem dos estudantes.

Biografia do Autor

Marcelo Franco Leão, UNIVATES e UNEMAT

Graduado em Química Licenciatura Plena com habilitação em Física pela UNISC. Pós-graduado em Orientação Educacional(Dom Alberto) e em Relações Raciais na Educação e na sociedade Brasileira(UFMT).Mestrando em Ensino pela UNIVATES. Professor da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Tutor do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT/UAB. Professor do Centro de Educação de Jovens e Adultos "15 de outubro" de Barra do Bugres-MT

Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, UNIVATES

Graduada em Licenciatura em Ciências pela UFRGS. Mestre em Administração pela UFRGS e Doutora em Informática na Educação pela UFRGS. Professora no Centro Universitário UNIVATES.

Miriam Ines Marchi, UNIVATES

Graduada em Química Industrial pela UNISC. Mestre e Doutora em Química pela UFSM. Professora do Centro Universitário UNIVATES.

Downloads

Publicado

16-09-2013

Como Citar

LEÃO, Marcelo Franco; REHFELDT, Márcia Jussara Hepp; MARCHI, Miriam Ines. A ELABORAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO MEIO PARA DESENVOLVER APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ESTUDO DE SISTEMAS BIOLÓGICOS. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 5, n. 3, 2013. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/295. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde