A IMPORTÂNCIA DO CONTEXTO SOCIOCULTURAL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Deise Cristina Giovanaz

Resumo


O presente artigo foi elaborado durante a disciplina Ações Docentes nos Anos Iniciais II do curso de graduação em Pedagogia no Centro Universitário UNIVATES, no semestre B/2012, tendo como orientadora a professora Marlise Heemann Grassi. Objetiva estabelecer relações entre a alfabetização e o contexto sociocultural ressaltando a importância dessas relações durante o processo de alfabetização e letramento. Apresenta inicialmente algumas considerações sobre a escrita e considera o pensamento de diferentes autores sobre os conceitos e a relevância dos contextos culturais no desenvolvimento do processo. O presente estudo foi embasado teoricamente em Luiz Carlos Cagliari (1990), Malvina Dorfman et al. (1989), Sônia Inês Ferronato (2005), Paulo Freire (1980, 1981, 2 1996), Jaqueline Mool (1996), Lenir Schettert Santos (1987), Ademar Silva (1991), Magda Soares (2011 e 2012) e também em dados estatísticos do IBGE.

Palavras-chave


Alfabetização. Contexto sociocultural. Diferentes realidades.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Deise Cristina Giovanaz

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Tradução automática: