A IMPORTÂNCIA DO CONTEXTO SOCIOCULTURAL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Deise Cristina Giovanaz Centro Universitário UNIVATES

Palavras-chave:

Alfabetização. Contexto sociocultural. Diferentes realidades.

Resumo

O presente artigo foi elaborado durante a disciplina Ações Docentes nos Anos Iniciais II do curso de graduação em Pedagogia no Centro Universitário UNIVATES, no semestre B/2012, tendo como orientadora a professora Marlise Heemann Grassi. Objetiva estabelecer relações entre a alfabetização e o contexto sociocultural ressaltando a importância dessas relações durante o processo de alfabetização e letramento. Apresenta inicialmente algumas considerações sobre a escrita e considera o pensamento de diferentes autores sobre os conceitos e a relevância dos contextos culturais no desenvolvimento do processo. O presente estudo foi embasado teoricamente em Luiz Carlos Cagliari (1990), Malvina Dorfman et al. (1989), Sônia Inês Ferronato (2005), Paulo Freire (1980, 1981, 2 1996), Jaqueline Mool (1996), Lenir Schettert Santos (1987), Ademar Silva (1991), Magda Soares (2011 e 2012) e também em dados estatísticos do IBGE.

Biografia do Autor

Deise Cristina Giovanaz, Centro Universitário UNIVATES

Acadêmica do curso de graduação em Pedagogia. Professora de Educação Infantil.

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Publicado

23-04-2013

Como Citar

GIOVANAZ, Deise Cristina. A IMPORTÂNCIA DO CONTEXTO SOCIOCULTURAL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 5, n. 2, 2013. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/299. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais