VIVÊNCIAS NO PIBID: CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO DOCENTE

Clarice Marlene Hilgemann, Cristiane Antonia Hauschild, Fernanda Eloísa Schmitt, Maria Elisabete Bersch, Silvana Rossetti Faleiro, Sônia Elisa Marchi Gonzatti

Resumo


Este trabalho apresenta resultados preliminares de investigação realizada com alunos bolsistas do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid do Centro Universitário UNIVATES sobre as principais contribuições deste para o seu desenvolvimento profissional. Entre os aspectos mais apontados pelos entrevistados, destacam-se a importância das experiências no Pibid para aproximar os campos da prática e da formação e a reflexão sobre a prática e a relevância da experiência na escola básica como mecanismos essenciais para a formação. Assim, é possível inferir que o Pibid está atingindo seus objetivos como política pública de formação de professores e qualificação da escola básica.

Palavras-chave


Formação docente. Desenvolvimento profissional. Pibid.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2017 Clarice Marlene Hilgemann, Cristiane Antonia Hauschild, Fernanda Eloísa Schmitt, Maria Elisabete Bersch, Silvana Rossetti Faleiro, Sônia Elisa Marchi Gonzatti

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Tradução automática: