O ATO DA LINGUAGEM E AS REDES SOCIAIS: DO EU-COMUNICANTE AO EU-IDEALIZADO

Autores

  • Aline Raquel Konrath Centro Universitário UNIVATES
  • Kári Lúcia Forneck

Palavras-chave:

Ato da linguagem. Enunciação. Redes sociais. Imagem social.

Resumo

Este estudo tem como fundamento teórico o conceito de ato da linguagem proposto por Charaudeau (2010), para especificar como as relações interpessoais ocorrem nas redes sociais, numa perspectiva enunciativa. Com o avanço dos meios de comunicação tecnológicos, percebemos que essas linguagens vão adquirindo novas dimensões que, ao serem problematizadas, permitem compreender, também, novas concepções dos atores sociais. Assim, com o objetivo de utilizar o estudo das linguagens para compreender como os sujeitos do discurso articulam a fala nas redes sociais, que vêm se proliferando mundialmente, neste artigo realiza-se um estudo empírico de como o “eu” vem projetando a sua própria imagem social, idealizada e personificada pelo “outro” à luz da teoria de Charaudeau (2010).

Biografia do Autor

Aline Raquel Konrath, Centro Universitário UNIVATES

Centro de Ciências Humanas e Jurídicas - Graduação em Letras.

Downloads

Publicado

23-04-2013

Como Citar

KONRATH, Aline Raquel; FORNECK, Kári Lúcia. O ATO DA LINGUAGEM E AS REDES SOCIAIS: DO EU-COMUNICANTE AO EU-IDEALIZADO. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 5, n. 2, 2013. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/302. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais