AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS DE UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO HOSPITALARES PERTENCENTES À MICRORREGIÃO DE GUAPORÉ – RIO GRANDE DO SUL

Taiane Kétlin Bresolin, Patricia Fassina

Resumo


As Unidades de Alimentação e Nutrição (UANs) hospitalares têm como objetivo ofertar uma alimentação equilibrada nutricionalmente e de boa qualidade sanitária, de forma a contribuir, em conjunto ao tratamento clínico, na recuperação dos pacientes, bem como garantir alimentação básica aos trabalhadores que exercem suas funções diariamente nos hospitais. Para o controle higiênico-sanitário da área alimentar existem legislações específicas que devem ser respeitadas para assegurar um ambiente adequado, onde os alimentos são manipulados e produzidos, a fim de evitar contaminantes de origem química, física e/ou biológica e, consequentemente, as doenças transmitidas por alimentos e os seus agravos decorrentes. Neste contexto, objetivou-se avaliar as condições higiênico-sanitárias das UANs de dois hospitais pertencentes à Microrregião de Guaporé, Rio Grande do Sul. Estudo do tipo observacional, transversal, de abordagem quantitativa, realizado durante o mês de junho de 2021. As UANs dos hospitais analisados foram denominadas de UAN 1 e UAN 2 e para a avaliação das condições higiênico-sanitárias utilizou-se a Portaria nº 78 de 2009, a qual constitui uma lista de verificação em boas práticas (checklist) que contêm 152 critérios de avaliação distribuídos em 12 categorias. Ainda, foi utilizada a RDC nº 275 de 2002 para classificar as condições higiênico-sanitárias encontradas em cada unidade hospitalar. Os resultados mostraram que ambas as UANs atingiram 100% de adequação nas categorias “Controle Integrado de Pragas”, “Manejo de Resíduos”, “Matérias Primas, Ingredientes e Embalagens”, “Documentação e Registro”, e “Responsabilidade”. Entretanto, na UAN 1 observou-se 97,05% (n=33) de adequação para a categoria “Edificações, Instalações, Equipamentos, Móveis e Utensílios”, 88,89% (n=8) de conformidade para “Abastecimento de Água” e 88,46% (n=23) de critérios adequados para a categoria “Preparação do Alimento”. Na UAN 2 observou-se 93,33% (n=14) de conformidade para a categoria “Manipuladores”, seguido de 88,89% (n=8) de conformidade para “Abastecimento de Água”, 88,24% (n=15) de adequação para “Higienização de Instalações, Equipamentos, Móveis e Utensílios”, 82,35% (n=28) dos critérios adequados para “Edificações, Instalações, Equipamentos, Móveis e Utensílios”, 73,07% (n=19) de conformidade para “Preparação do Alimento”, “Armazenamento e Transporte do Alimento Preparado 50%” e 22,22% (n=2) de adequação para “Exposição ao Consumo do Alimento Preparado”. Ainda, verificou-se que a UAN 1 apresentou um percentual total de 96,71% de adequação e a UAN 2 totalizou um percentual de 82,24% de adequação. Concluiu-se que as UANs hospitalares averiguadas foram classificadas, conforme a RCD 275/2002, no Grupo 1, considerado de melhor qualidade higiênico-sanitária, apesar dos critérios em não conformidade encontrados.

Palavras-chave


Segurança Alimentar Sanitária; Checklist; Manipulação de Alimentos; Serviços de Alimentação; Controle Sanitário de Alimentos e Bebidas.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v14i3a2022.3064

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Taiane Kétlin Bresolin, Patricia Fassina

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Tradução automática: