RELAÇÕES LINFÓCITO/MONÓCITO, NEUTRÓFILO/LINFÓCITO, PLAQUETA/LINFÓCITO E TOXICIDADES EM PACIENTES DIAGNOSTICADOS COM CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO

Autores

  • Camila Cristina Bender Simsen Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
  • Geórgia Muccillo Dexheimer

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v14i3a2022.3087

Palavras-chave:

Neutropenia febril, Qualidade de vida, Relações hematológicas, Sistema imune

Resumo

O câncer de cabeça de pescoço é o terceiro mais incidente no Brasil, afetando em sua maioria o sexo masculino. O prognóstico dos pacientes acometidos por tumores é associado com marcadores de progressão tumoral e apresenta relação com o sistema imunológico e suas respostas. Dentre os marcadores, as relações entre monócitos e linfócitos (RLM), neutrófilos e linfócitos (RNL) e entre linfócitos e plaquetas (RLP) vêm sendo apontadas como importantes indicadores tumorais e relacionados com a qualidade de vida. O presente estudo teve como objetivo avaliar as relações entre monócitos e linfócitos, neutrófilos e linfócitos e entre linfócitos e plaquetas como marcadores no prognóstico e de toxicidade precoce em pacientes com câncer de cabeça e pescoço de um hospital de médio porte da região do Vale do Taquari/RS. A pesquisa foi retroativa assim, analisando as evoluções médicas dos pacientes do estudo, disponíveis no programa Tasy do hospital. Os dados foram obtidos através da análise de hemogramas no período de janeiro de 2018 até o momento da coleta de dados em 2020. Dados como idade, sexo e data de início do tratamento foram levadas em conta, além de toxicidades agudas. Foram analisados um total de 197 prontuários, sendo que somente 10 puderam ser incluídos no estudo. As relações leucocitárias não apresentaram diferenças significativas, porém, alguns dos pacientes apresentaram diminuição da RNL e da RLP e aumento da RLM.

Downloads

Publicado

16-11-2022

Como Citar

BENDER SIMSEN, Camila Cristina; DEXHEIMER, Geórgia Muccillo. RELAÇÕES LINFÓCITO/MONÓCITO, NEUTRÓFILO/LINFÓCITO, PLAQUETA/LINFÓCITO E TOXICIDADES EM PACIENTES DIAGNOSTICADOS COM CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 14, n. 3, 2022. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v14i3a2022.3087. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/3087. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde