ANÁLISE DOS RESULTADOS DOS TESTES PRÉ-TRANSFUSIONAIS E DAS REAÇÕES PÓS-TRANSFUSIONAIS DE PACIENTES LEUCÊMICOS EM UM BANCO DE SANGUE

Autores

  • Julia Spohr Vieira Universidade do vale do Taquari
  • Geórgia Muccillo Dexheimer

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v14i3a2022.3127

Palavras-chave:

transfusão sanguínea, testes pré-transfusionais, reações pós- transfusionais.

Resumo

Embora os exames pré-transfusionais tenham sido desenvolvidos para uma maior segurança nas transfusões sanguíneas, ainda assim alguns pacientes apresentam algumas reações transfusionais. Portanto, essa pesquisa tem como objetivo: avaliar quais foram os resultados encontrados nos testes pré-transfusionais realizados em um Banco de Sangue e as reações pós-transfusionais verificadas em pacientes de um hospital. Os dados coletados foram os resultados dos testes pré e pós-transfusionais, o hemocomponente utilizado, entre outras informações importantes para pacientes que tiveram alguma reação transfusional. A obtenção desses dados foi através de uma pesquisa de dados em um sistema de base de dados - Realblood utilizado no banco de sangue. O hemoderivado mais encontrado na pesquisa foi o concentrado de hemácias, por ser necessário em casos mais comuns, como anemias e hemorragias, a tipagem da maioria dos pacientes pesquisados foi o A positivo, e dos testes pré-transfusionais dos 66 casos encontrados, 53 deram positivos para prova de compatibilidade, ou seja, 53 bolsas eram compatíveis com a amostra do receptor., os demais ou deram negativo ou não foi realizado. Os exames que existem hoje, ainda não são específicos o suficiente para evitar e garantir que as reações não aconteçam, porém, com esses testes é possível minimizar os efeitos e evitar que reações mais graves ocorram.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

16-11-2022

Como Citar

VIEIRA, Julia Spohr; DEXHEIMER, Geórgia Muccillo. ANÁLISE DOS RESULTADOS DOS TESTES PRÉ-TRANSFUSIONAIS E DAS REAÇÕES PÓS-TRANSFUSIONAIS DE PACIENTES LEUCÊMICOS EM UM BANCO DE SANGUE. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 14, n. 3, 2022. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v14i3a2022.3127. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/3127. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde