A PERCEPÇÃO DE EGRESSOS E ESTUDANTES SOBRE FORMAÇÃO ACADÊMICA E ATIVIDADE PROFISSIONAL EM ESPAÇOS LABORAIS FORMAIS

Autores

  • Leonardo Quadri Scarabellot
  • Bernardete Bregolin Cerutti
  • Gabriel Machado Braido Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Samuel Martim de Conto

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v14i1a2022.3130

Palavras-chave:

Formação acadêmica, Atividade laboral formal, Mercado de trabalho

Resumo

As organizações estão inseridas em ambientes mercadológicos dinâmicos, complexos e desafiadores. Este cenário vem provocando mudanças nos modelos de gestão e requerendo, de um lado, espaços de trabalho mais democráticos, apoiadores, distributivos de poder e realizadores de objetivos mútuos; de outro, colaboradores qualificados e engajados com o trabalho, capazes de ser criativos e resolutivos. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é analisar a percepção de egressos e estudantes sobre formação acadêmica e atividade profissional em espaços laborais formais. A fundamentação teórica está alicerçada em temas relacionados à formação acadêmica, atividade profissional e desenvolvimento organizacional. A pesquisa caracteriza-se como quantitativa e descritiva, tendo como respondentes 889 egressos e estudantes de graduação, sem restrições quanto à área de conhecimento e à universidade. Os resultados apontam que 51,72% dos egressos e acadêmicos respondentes da pesquisa percebem que a formação acadêmica e a atividade laboral formal estão alinhadas. Contudo, 24,98% apontam que às vezes percebem, às vezes não percebem alinhamento, e 23,30% não percebem alinhamento entre a formação e a atividade laboral formal. Observa-se, nestes dois últimos percentuais, a importância das organizações desenvolverem uma gestão voltada à adequação de objetivos, atenta às competências e valorização dos colaboradores; e aos egressos e acadêmicos conhecimentos, habilidades e atitudes para que contribuam para o desenvolvimento das organizações e êxito no cargo que ocupam.

Downloads

Publicado

18-05-2022

Como Citar

SCARABELLOT, Leonardo Quadri; CERUTTI, Bernardete Bregolin; BRAIDO, Gabriel Machado; CONTO, Samuel Martim de. A PERCEPÇÃO DE EGRESSOS E ESTUDANTES SOBRE FORMAÇÃO ACADÊMICA E ATIVIDADE PROFISSIONAL EM ESPAÇOS LABORAIS FORMAIS. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 14, n. 1, 2022. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v14i1a2022.3130. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/3130. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Gestão Organizacional