PERFIL VERSUS SATISFAÇÃO DO FRANQUEADO: UMA ANÁLISE NO SUBSEGMENTO DE CALÇADOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v14i1a2022.3136

Palavras-chave:

Franquias. Relação Franqueado-Franqueador. Perfil do Franqueado. Subsegmento calçados.

Resumo

O mercado de franquias tornou-se um tema amplo no ambiente empresarial. Atualmente, muitos empresários veem neste mercado uma estratégia para expansão da marca e do próprio negócio. Os franqueadores têm o papel importante de repassar todo o seu conhecimento e seu modelo de gestão da franquia, enquanto os franqueados devem seguir da melhor maneira possível o que lhes é repassado. Neste contexto, este trabalho buscou identificar o perfil do franqueado e sua satisfação com o negócio de franquias no subsegmento de calçados instalados no Rio Grande do Sul. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa descritiva, utilizando um questionário junto a oito franqueados do setor. Os resultados indicaram que o perfil do franqueado interfere na satisfação do negócio. Cabe salientar que o relacionamento franqueado-franqueador é o fator mais relevante para explicar a satisfação com um negócio de franquia. Os respondentes ainda concordaram que a transferência de conhecimento e a capacidade absortiva da rede trazem vantagem competitiva e impactam a sustentabilidade e crescimento das franquias, enquanto as variáveis de venda/repasse de franquia devem receber atenção.

Biografia do Autor

Natalia Rossoni, Univates

Bacharel em Administração, Universidade do Vale do Taquari (Univates). E-mail: natalia.rossoni@universo.univates.br.

Fernanda Cristina Wiebusch Sindelar, Univates

Doutora em Ambiente e Desenvolvimento pela Univates, Professora da Universidade do Vale do Taquari - Univates, e-mail: fernanda@univates.br.

Downloads

Publicado

18-05-2022

Como Citar

ROSSONI, Natalia; SINDELAR, Fernanda Cristina Wiebusch. PERFIL VERSUS SATISFAÇÃO DO FRANQUEADO: UMA ANÁLISE NO SUBSEGMENTO DE CALÇADOS. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 14, n. 1, 2022. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v14i1a2022.3136. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/3136. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Gestão Organizacional