BARREIRAS COMUNICACIONAIS NO ATENDIMENTO EM SAÚDE DA POPULAÇÃO SURDA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Resumo
O estudo teve como objetivo verificar as barreiras comunicacionais e suas consequências no atendimento em saúde da população surda. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura que propôs uma reflexão sobre as dificuldades comunicacionais no atendimento em saúde por parte da população surda. Os critérios de inclusão foram: artigos publicados nos últimos 5 anos, em português, espanhol ou inglês, que contemplassem o tema proposto. Foram encontrados 387 artigos nas bases de dados selecionadas, dos quais 13 selecionados para esta pesquisa. As principais dificuldades foram a falta de conhecimento em Libras, falta de paciência dos profissionais de saúde, o desconforto e a falta de autonomia do surdo nas consultas. Frente ao exposto, torna-se necessário que os profissionais de saúde sejam capacitados em Libras para proporcionar qualidade na assistência, conforto e empoderamento ao surdo referente às demandas de saúde.
Palavras-chave
Surdez; Pessoas com Deficiência Auditiva; Barreiras de Comunicação; Assistência Integral à Saúde
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v14i3a2022.3157
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