IMPACTO DAS ORIENTAÇÕES FORNECIDAS POR PROFISSIONAIS DA SAÚDE EM RELAÇÃO A ADESÃO À AMAMENTAÇÃO EXCLUSIVA: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v14i3a2022.3164

Palavras-chave:

Aleitamento materno, Amamentação, Profissional da saúde.

Resumo

O aleitamento materno é de extrema importância, em especial, nos primeiros meses de vida, o qual proporciona adequada nutrição para o crescimento e desenvolvimento necessário. Este estudo tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre a avaliação do impacto das orientações fornecidas por profissionais da saúde às gestantes e puérperas em relação a adesão ao Aleitamento materno exclusivo (AME). Parra isso, foi realizada uma revisão integrativa da literatura, utilizando-se publicações classificadas como artigo original e revisões bibliográficas, com até 10 anos, na língua inglesa, espanhola e portuguesa, indexados nas bases de dados LILACS, SciELO, MEDLINE e PUBMED, com os respectivos descritores: “suporte ao aleitamento materno exclusivo”; “profissionais de saúde e amamentação”; “AME”. Foram selecionados 10 artigos pertinentes ao objetivo do estudo. A prevalência de AME sofre influência direta em relação a orientação prestada pelos profissionais de saúde. As dificuldades encontradas pelas nutrizes durante o processo do aleitamento está relacionado à falta de acompanhamento e de informação coesa conforme suas necessidades, evidenciando lacunas na promoção e no apoio à amamentação, o que favorece práticas inadequadas, como a introdução de líquidos e alimentos sólidos antes do seis meses de vida. O papel dos profissionais de saúde na adesão ao AME é essencial, devendo conduzir o repasse de informações para gestantes e lactantes de maneira humanizada e desprendida de hierarquização, obtendo diálogo igualitário com as mulheres e suas famílias.

Biografia do Autor

Bianca Fraga Bithencorte, Univates

Nutricionista, formada pelo curso de Nutrição -Univates.

Juliana Paula Bruch-Bertani, Univates.

Doutora emCiências da Gastroenterologia e Hepatologia - UFRGS.

Docente do curso de Nutrição - Univates

Downloads

Publicado

16-11-2022

Como Citar

BITHENCORTE, Bianca Fraga; BRUCH-BERTANI, Juliana Paula. IMPACTO DAS ORIENTAÇÕES FORNECIDAS POR PROFISSIONAIS DA SAÚDE EM RELAÇÃO A ADESÃO À AMAMENTAÇÃO EXCLUSIVA: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 14, n. 3, 2022. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v14i3a2022.3164. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/3164. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde