A INFLUÊNCIA DA MÍDIA E DA PUBLICIDADE NO CONSUMO ALIMENTAR DE PRÉ-ESCOLARES DE UM MUNICÍPIO DA SERRA GAÚCHA

Tais Pereira Riefel, Simara Rufatto Conde

Resumo


Os meios de comunicação estão presentes cada vez mais cedo no cotidiano das crianças, as quais, permanecem muito tempo em frente as telas, com acesso a propagandas de alimentos. Objetivo: Avaliar a influência que a mídia e a publicidade exercem no consumo alimentar de crianças em idade pré-escolar. Materiais e Métodos: Estudo descritivo, transversal e quantitativo, com 30 pré-escolares de 2 a 6 anos, alunos de uma escola privada em um município da Serra Gaúcha. Foi aplicado um questionário aos pais, referentes a preferências alimentares, tempo de exposição às mídias e recordatório alimentar. Foram calculados o valor energético, macronutrientes e micronutrientes e os resultados foram comparados com os valores de referência de ingestão dietética e com a recomendação do Guia Alimentar para a População Brasileira. Foram realizadas associações, através do teste estatístico qui-quadrado para amostras de aderência e Correlação de Pearson e Spearman, através do Software Statistical Package for the Social Sciences. Resultados: Observou-se que quanto maior o consumo de alimentos in natura, menor foi o consumo de ultraprocessados (p=0,0008; r= - 0,478), quanto mais tempo assistiam televisão e/ou celular, menor era o consumo de alimentos processados (p=0,037; r= - 0,383), em contrapartida, quanto mais tempo assistiam, maior foi o consumo ultraprocessados (p=0,05; r=0,360) através de uma correlação positiva regular. O consumo de cálcio estava significativamente abaixo da recomendação (p<0,0001). Conclusão: A maioria das crianças, sofreram influência do marketing devido a exposição diária a propaganda de alimentos, através de TV e celular, sendo em sua maioria alimentos ultraprocessados.

Palavras-chave


Consumo alimentar; Publicidade; Criança; Pré-escolar

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DOI: http://dx.doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v14i3a2022.3178

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