ANÁLISE COMPARATIVA DE CUSTO E RENDIMENTO DA FABRICAÇÃO DE QUEIJO TIPO CAMEMBERT E QUEIJO COLONIAL EM PEQUENA ESCALA

Autores

  • Felipe Gracioli
  • Daniel Neutzling Lehn Centro Universitário UNIVATES
  • Claucia Fernanda Volken de Souza

Palavras-chave:

Leite. Queijo tipo Camembert. Processo produtivo. Custos.

Resumo

A agricultura familiar é responsável por uma parcela considerável da produção de queijos, elaborados geralmente de maneira informal, nas pequenas propriedades rurais. Considerando esse contexto, este trabalho consiste em um estudo descritivo do processo de fabricação de queijo colonial comparando a viabilidade econômica deste com a produção de queijo tipo Camembert como alternativa de agregação de valor e geração de renda. Para tanto, foram acompanhados os processos produtivos dos dois tipos de queijos e realizadas pesquisas bibliográficas, a fim de identificar os principais aspectos dos processos de elaboração desses produtos e verificar a viabilidade econômica da produção do queijo tipo Camembert em pequena escala. A base teórica para fundamentação deste trabalho é formada por aspectos gerais da produção de leite, do produto queijo e dos custos dos processos produtivos. As informações obtidas permitem concluir que existe viabilidade técnica e econômica para a produção do queijo tipo Camembert em paralelo com a produção de queijo colonial em pequena escala.

Biografia do Autor

Felipe Gracioli

Engenheiro de Produção - Especialista em tecnologia de Alimentos - Univates.

Daniel Neutzling Lehn, Centro Universitário UNIVATES

Mestrado em Engenharia e Ciência de Alimentos pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande, Brasil(2003).Professor do Centro Universitário UNIVATES.

Claucia Fernanda Volken de Souza

Doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil(2008). Professora do Centro Universitário UNIVATES.

Downloads

Publicado

14-12-2013

Como Citar

GRACIOLI, Felipe; LEHN, Daniel Neutzling; VOLKEN DE SOUZA, Claucia Fernanda. ANÁLISE COMPARATIVA DE CUSTO E RENDIMENTO DA FABRICAÇÃO DE QUEIJO TIPO CAMEMBERT E QUEIJO COLONIAL EM PEQUENA ESCALA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 5, n. 4, 2013. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/321. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas