ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO PRÉ-NATAL DE RISCO HABITUAL NAS ESTRATÉGIAS SAÚDE DA FAMÍLIA DE UM MUNICÍPIO MINEIRO DE PEQUENO PORTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v14i3a2022.3218

Palavras-chave:

Cuidados de Enfermagem, Cuidado Pré-Natal, Estratégia Saúde da Família.

Resumo

Objetivo: investigar a atuação do enfermeiro no pré-natal de risco habitual nas Estratégias Saúde da Família de um município mineiro de pequeno porte. Método: trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa realizado com três enfermeiras. Os dados foram coletados no período de agosto a setembro de 2021 por meio de uma entrevista semiestruturada e interpretados mediante Análise Temática. Resultados: foram mencionadas como estratégias a consulta de enfermagem e a educação em saúde com apoio da equipe multiprofissional. As ações são mensais até o terceiro trimestre da gestação, conforme o risco gestacional. A mobilização e captação das gestantes ocorre a partir de busca ativa realizada principalmente pelos Agentes Comunitários de Saúde nas visitas domiciliares de rotina. Para o acompanhamento das gestantes há dificuldade devido ao tempo de espera por resultados de exames, de acesso físico por falta de transporte e atraso das mesmas. Conclusão: as estratégias de cuidados pré-natal com condizentes com as recomendações dos órgãos oficiais brasileiros, porém, há barreiras físicas e de gestão, assim, frisa-se que para uma prática confiável e mais acolhedora é salutar pensar em estratégias para aproximar os serviços, como também oferecer segurança quanto ao acesso para as gestantes.

Biografia do Autor

Ernandes Gonçalves Dias, Faculdade Verde Norte (Favenorte)

Mestre em Ciências (EERP-USP). Especialista em Docência na Saúde (UFRGS) e em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade Vale do Gorutuba (FAVAG). Coordenador da Atenção Básica em Monte Azul (MG) e Docente na Faculdade Verde Norte (Favenorte).

Claudiane Antunes dos Santos, Faculdade Verde Norte (Favenorte)

Acadêmica do Curso de Enfermagem da Faculdade Verde Norte (Favenorte).

Gabriel Ferreira Cardoso, Faculdade Verde Norte (Favenorte)

Acadêmico do Curso de Enfermagem da Faculdade Verde Norte (Favenorte).

Lyliane Martins Campos, Faculdade Verde Norte (Favenorte)

Enfermeira. Especialista em Docência na Saúde. Faculdade Verde Norte (Favenorte). Docente no Curso de Graduação em Enfermagem da Favenorte e Coordenadora da Atenção Básica no Município de Porteirinha-MG.

Maiza Barbosa Caldeira, Faculdade Verde Norte (Favenorte)

Enfermeira. Especialista em Docência na Saúde. Faculdade Verde Norte (Favenorte). Docente no Curso de Graduação em Enfermagem da Favenorte.

Downloads

Publicado

16-11-2022

Como Citar

DIAS, Ernandes Gonçalves; SANTOS, Claudiane Antunes dos; CARDOSO, Gabriel Ferreira; CAMPOS, Lyliane Martins; CALDEIRA, Maiza Barbosa. ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO PRÉ-NATAL DE RISCO HABITUAL NAS ESTRATÉGIAS SAÚDE DA FAMÍLIA DE UM MUNICÍPIO MINEIRO DE PEQUENO PORTE. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 14, n. 3, 2022. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v14i3a2022.3218. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/3218. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde