ANÁLISE DAS IDEIAS DOS ALUNOS SOBRE CONDUTIBILIDADE ELÉTRICA
Resumo
Neste trabalho apresentamos uma análise das ideias de estudantes de Ensino Médio sobre condutibilidade elétrica, separadas por Âmbitos de Complexidade das Concepções – ACC. Os ACC encontrados emergiram da análise do conteúdo das respostas elaboradas pelos alunos durante as aulas ministradas, o que possibilitou a avaliação de como a sequência didática realizada contribuiu para a evolução das concepções dos alunos. Considerando a análise realizada, é possível perceber uma evolução significativa das concepções dos estudantes se entendermos que, após a etapa interventiva, houve predominância das explicações em campo microscópico, além de perceber que os materiais possuem funções e utilidades diferentes. Os resultados encontrados apontam a existência de concepções distintas, em termos de sua complexidade, e os obstáculos associados a essas concepções em relação à compreensão do ponto de vista científico dos fenômenos estudados.
Palavras-chave
Ideias dos alunos. Ensino de Química. Eletroquímica.
Texto completo:
PDFDireitos autorais 2017 Ana Paula Sebastiany, Ivan Francisco Diehl, Michelle Camara Pizzato
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
Tradução automática: