ANÁLISE DAS IDEIAS DOS ALUNOS SOBRE CONDUTIBILIDADE ELÉTRICA

Autores

  • Ana Paula Sebastiany UNIVATES
  • Ivan Francisco Diehl IFRS- Campus de Porto Alegre
  • Michelle Camara Pizzato IFRS - Campus de Porto Alegre

Palavras-chave:

Ideias dos alunos. Ensino de Química. Eletroquímica.

Resumo

Neste trabalho apresentamos uma análise das ideias de estudantes de Ensino Médio sobre condutibilidade elétrica, separadas por Âmbitos de Complexidade das Concepções – ACC. Os ACC encontrados emergiram da análise do conteúdo das respostas elaboradas pelos alunos durante as aulas ministradas, o que possibilitou a avaliação de como a sequência didática realizada contribuiu para a evolução das concepções dos alunos. Considerando a análise realizada, é possível perceber uma evolução significativa das concepções dos estudantes se entendermos que, após a etapa interventiva, houve predominância das explicações em campo microscópico, além de perceber que os materiais possuem funções e utilidades diferentes. Os resultados encontrados apontam a existência de concepções distintas, em termos de sua complexidade, e os obstáculos associados a essas concepções em relação à compreensão do ponto de vista científico dos fenômenos estudados.

Biografia do Autor

Ana Paula Sebastiany, UNIVATES

Licenciada em Ciências Exatas, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde – UFRGS Atuação profissional: Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Supervisora PIBID

Ivan Francisco Diehl, IFRS- Campus de Porto Alegre

Licenciando em Ciências da Natureza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Atuação profissional: Bolsista de Iniciação Científica

Michelle Camara Pizzato, IFRS - Campus de Porto Alegre

Licenciada em Química e Doutora em Ensino de Ciências Atuação profissional: Docente, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

14-12-2013

Como Citar

SEBASTIANY, Ana Paula; DIEHL, Ivan Francisco; PIZZATO, Michelle Camara. ANÁLISE DAS IDEIAS DOS ALUNOS SOBRE CONDUTIBILIDADE ELÉTRICA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 5, n. 4, 2013. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/324. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas