COMPOSTOS DE COORDENAÇÃO E A QUÍMICA INORGÂNICA

Autores

  • Camila Dall'Oglio Univates
  • Lucélia Hoehne Univates

Palavras-chave:

Compostos de coordenação. Complexo. Isômero. Estereoisomerismo.

Resumo

Na química inorgânica, 70% dos trabalhos realizados se relacionam aos compostos de coordenação, sendo esses compostos denominados complexos (apresentam ligantes com cargas) ou adutos (apresentam carga elétrica nula). Os compostos de coordenação são divididos em dois grupos, os sais duplos, aqueles que perdem sua identidade, e os complexos, que são aqueles que mantêm a identidade. A grande maioria dos compostos de coordenação feita com metais de transição forma complexos, são coloridos, podem ser paramagnéticos, diamagnético, ferromagnético e antiferromagnético. A maioria dos complexos possui um metal no centro que pode estar na forma iônica ou neutra, cujo número geralmente excede o número de oxidação. Também podem ocorrer compostos que possuem ametais no centro.

Biografia do Autor

Camila Dall'Oglio, Univates

Aluna de graduação em Química Industrial

Lucélia Hoehne, Univates

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2004), graduação em Formação Pedagógica - Licenciatura em Química pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2010), mestrado em Química pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2007) e doutorado em Química - área de Concentração em Química Analítica, pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2011). Atualmente é professora dos cursos de Química Industrial, Biomedicina, Licenciatura em Ciências Exatas e Engenharias do Centro Universitário Univates - Univates (Lajeado), coordenadora do projeto de pesquisa: Bioprodução de hidrolisados protéicos e avaliação de metais pesados em farinha de minhoca e em biossólidos a partir de vermicompostagem vertical e coordenadora do curso de Química Industrial da Univates. Ainda, tem experiência na área de Química em tratamento de resíduos, técnicas espectrométricas de análise e preparo de amostras. Ademais, tem experiência na indústria de tabaco, atuando como química responsável pelo controle de qualidade.

Downloads

Publicado

14-12-2013

Como Citar

DALL’OGLIO, Camila; HOEHNE, Lucélia. COMPOSTOS DE COORDENAÇÃO E A QUÍMICA INORGÂNICA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 5, n. 4, 2013. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/326. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas