JULGAMENTO SIMULADO SOBRE ADITIVOS ALIMENTARES COMO ESTRATÉGIA PARA APROFUNDAR OS CONCEITOS QUÍMICOS

Autores

  • Marcelo Franco Leão UNIVATES e UNEMAT
  • Marli Teresinha Quartieri UNIVATES
  • Miriam Inês Marchi UNIVATES

Palavras-chave:

Técnicas coletivas. Simulação. Ensino da Química.

Resumo

Metodologias diversificadas de ensino, que visam ao trabalho coletivo, oportunizam novas formas de obtenção, construção e reconstrução do conhecimento aos estudantes. Este estudo descreve uma estratégia de ensino que buscou abordar conceitos químicos contextualizados por meio da realização de um júri simulado. A problemática abordada foram os aditivos alimentares, em especial os benefícios e os malefícios que a utilização de edulcorantes e conservantes proporcionam. Participaram da pesquisa 29 estudantes de Química Analítica do curso presencial de Engenharia de Alimentos da UNEMAT de Barra do Bugres-MT. A turma foi dividida em três grupos: um para personificar os advogados de defesa, outro como advogados de acusação e o terceiro se portou como júri. As manifestações nos Fóruns, disponibilizados no Ambiente Virtual da disciplina, a respeito das aulas presenciais apontam que a estratégia foi envolvente e estimulou os estudantes a aprofundar seus conhecimentos por meio de pesquisas para embasar seus argumentos durante as discussões. Os resultados do estudo permitiram concluir que estratégias envolvendo ações coletivas e expressão oral são mais atrativas.

Biografia do Autor

Marcelo Franco Leão, UNIVATES e UNEMAT

Graduado em Química Licenciatura Plena com habilitação em Física pela UNISC. Pós-graduado em Orientação Educacional(Dom Alberto) e em Relações Raciais na Educação e na sociedade Brasileira(UFMT).Mestrando em Ensino pela UNIVATES. Professor da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Tutor do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT/UAB. Professor do Centro de Educação de Jovens e Adultos "15 de outubro" de Barra do Bugres-MT

Marli Teresinha Quartieri, UNIVATES

Graduada em Ciências e Matemática. Mestre em Matemática Aplicada. Doutora em Educação. Professora do PPGEnsino do Centro Universitário UNIVATES.

Miriam Inês Marchi, UNIVATES

Graduada em Química. Mestre e Doutora em Química. Professora do PPGEnsino do Centro Universitário UNIVATES.

Downloads

Publicado

14-12-2013

Como Citar

LEÃO, Marcelo Franco; QUARTIERI, Marli Teresinha; MARCHI, Miriam Inês. JULGAMENTO SIMULADO SOBRE ADITIVOS ALIMENTARES COMO ESTRATÉGIA PARA APROFUNDAR OS CONCEITOS QUÍMICOS. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 5, n. 4, 2013. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/329. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas