CIDADE E EDIFICAÇÕES: A BUSCA POR UM NOVO MODELO

Autores

  • Rodrigo Spinelli UNIVATES
  • Augusto Alves UNIVATES
  • Odorico Konrad UNIVATES

Palavras-chave:

Clima. Edificação. Eficiência. Energia. Evolução urbana. Projeto.

Resumo

O crescimento urbano nos últimos anos tem gerado cidades cada vez mais desordenadas e ineficientes, sobretudo em países em desenvolvimento, onde vigoram modelos obsoletos sem preocupação com as questões ambientais. Essa falta de planejamento se estende para a escada das edificações, que são responsáveis por grande parte do desperdício energético na atualidade. Por outro lado, em países desenvolvidos, os projetos de edificações e projetos urbanos voltados à sustentabilidade ambiental e à eficiência energética são cada vez mais uma realidade. Este trabalho apresenta dois modelos urbanos contemporâneos de referências nesse sentido, a cidade de Masdar, nos Emirados Árabes Unidos, e o bairro BedZED, na Inglaterra, discutindo a pertinência e importância de suas ideias para o estabelecimento de um novo paradigma ambiental do ambiente construído.

Biografia do Autor

Rodrigo Spinelli, UNIVATES

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento no Centro Universitário UNIVATES, Especialista em Arquitetura e Patrimônio Arquitetônico no Brasil, PUC-RS. Professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário UNIVATES.

Augusto Alves, UNIVATES

Mestre em Planejamento Urbano e Regional - PROPUR-UFRGS. Professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário UNIVATES.

Odorico Konrad, UNIVATES

Doutor em Engenharia Ambiental e Sanitária – Montanuniversitat Leoben Áustria. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento do Centro Universitário UNIVATES.

Downloads

Publicado

14-12-2013

Como Citar

SPINELLI, Rodrigo; ALVES, Augusto; KONRAD, Odorico. CIDADE E EDIFICAÇÕES: A BUSCA POR UM NOVO MODELO. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 5, n. 4, 2013. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/337. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas