CASAS SUSTENTÁVEIS: CONHECER PARA CONSTRUIR E PARA PRESERVAR O MEIO AMBIENTE

Autores

  • Nara Regina Hennemann
  • Gabriela Guerra
  • Bruna Luana Sauthier
  • Danielle Luizen S. Rochembach
  • Tais B. Guerra
  • Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen
  • Miriam Ines Marchi Centro Universitário Univates

Palavras-chave:

Feira de Ciências. Casas sustentáveis. Sustentabilidade.

Resumo

A sustentabilidade é um assunto contemporâneo muito abordado em atividades desenvolvidas nas escolas. Este artigo aborda uma atividade realizada com uma turma do segundo ano do Ensino Médio de uma escola particular do município de Lajeado/RS. O principal objetivo do projeto foi que os alunos, em grupos, pesquisassem, planejassem e construíssem maquetes de casas sustentáveis. Inicialmente os trabalhos foram apresentados na Mostra da Escola e o melhor deles foi encaminhado para participar da II Feira de Ciências Univates: descobrindo talentos para a pesquisa. O projeto intitulado “Casas sustentáveis” obteve o primeiro lugar na categoria de Ensino Médio. Percebeu-se que a participação da equipe no evento possibilitou o reconhecimento do trabalho pela comunidade escolar e pelos demais participantes, além da divulgação pelos meios de comunicação da região do Vale do Taquari. Ainda, eles tiveram a oportunidade de vivenciar um espaço de aprendizagem diferenciado no qual interagiram com outros alunos, pais e professores de diversas escolas e da Universidade.

Biografia do Autor

Miriam Ines Marchi, Centro Universitário Univates

Química - Doutora em Química – Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Exatas. Professora Adjunta do Centro Universitário UNIVATES. E-mail: mimarchi@univates.br

Downloads

Publicado

30-12-2013

Como Citar

HENNEMANN, Nara Regina; GUERRA, Gabriela; SAUTHIER, Bruna Luana; ROCHEMBACH, Danielle Luizen S.; GUERRA, Tais B.; STROHSCHOEN, Andreia Aparecida Guimarães; MARCHI, Miriam Ines. CASAS SUSTENTÁVEIS: CONHECER PARA CONSTRUIR E PARA PRESERVAR O MEIO AMBIENTE. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 5, n. 5, 2013. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/359. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas