AULAS EXPERIMENTAIS SÃO EFICAZES?

Autores

  • Tamara Uebel Centro Universitário UNIVATES
  • Rosilene König

Palavras-chave:

Investigação. Ideias dos alunos. Aulas experimentais. Aprendizagem.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo investigar o aproveitamento das aulas experimentais, tendo em vista a valorização do ensino que alicerça-se nas idéias dos alunos, e abordar atividades experimentais visando à construção do conhecimento. O estudo foi realizado com duas turmas de 8ª série da rede pública de ensino do Rio Grande do Sul, contemplando 32 alunos. Primeiramente aplicou-se um primeiro questionário de caráter exploratório sobre o tema magnetismo. A seguir, ministraram-se em uma turma duas aulas predominantemente experimentais, e em outra turma semelhante duas aulas predominantemente teóricas. Após concluir as duas unidades didáticas nas diferentes turmas, aplicou-se o segundo questionário. Como resultado da investigação, percebeu-se que os alunos da aula experimental obtiveram melhor desempenho conceitual no segundo questionário.

Downloads

Publicado

06-02-2013

Como Citar

UEBEL, Tamara; KÖNIG, Rosilene. AULAS EXPERIMENTAIS SÃO EFICAZES?. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 1, n. 4, 2013. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/37. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas