AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS PREMATURAS NASCIDAS EM UMA PEQUENA CIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS

Autores

  • Emanuelle Garcia Moreira Univates
  • Magali Teresinha Quevedo Grave Univates

Palavras-chave:

Prematuridade. Desenvolvimento motor. Alberta.

Resumo

Contextualização: crianças com desenvolvimento motor atípico, ou que se apresentam com risco de atrasos, merecem atenção e ações específicas, já que os problemas de coordenação e controle do movimento poderão se prolongar até a fase adulta. Objetivo: observar o desenvolvimento motor de bebês prematuros e verificar se eles apresentam algum déficit no desenvolvimento motor em função da prematuridade. Métodos: o estudo caracteriza-se por uma abordagem exploratória descritiva, de campo, quantitativa, retrospectiva, com corte transversal. A coleta de dados foi realizada por meio do protocolo Alberta Infant Motor Scale (AIMS), que tem por objetivo avaliar possíveis riscos de atraso no desenvolvimento motor de bebês prematuros com idade cronológica entre zero e dezoito meses. Foram avaliados dez bebês prematuros, nascidos em um hospital de pequeno porte do Vale dos Sinos, com idade gestacional entre 31,5 e 36 semanas. Resultados: o estudo mostrou que os bebês observados apresentam desenvolvimento motor adequado em todas as posturas estudadas (prono, supino, sentado, em pé). Conclusão: o desempenho dos prematuros estudados foi normal pela escala AIMS e manteve-se dentro do percentil 25% a 90%, o que caracteriza compatibilidade às habilidades motoras esperadas para suas respectivas faixas etárias.

Biografia do Autor

Emanuelle Garcia Moreira, Univates

Pedagoga. Especialista em Psicopedagogia. (FEEVALE). Especialista em Estimulação Precoce (Univates).

Magali Teresinha Quevedo Grave, Univates

Docente dos cursos de Fisioterapia e Educação Física do Centro de Ciências Biológicas e Saúde da Univates. Mestre em Desenvolvimento Regional. Doutora em Ciências da Saúde pela PUCRS.

Downloads

Publicado

28-09-2014

Como Citar

MOREIRA, Emanuelle Garcia; GRAVE, Magali Teresinha Quevedo. AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS PREMATURAS NASCIDAS EM UMA PEQUENA CIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 6, n. 3, 2014. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/416. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde