ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE DAS CRIANÇAS DE ZERO A 10 ANOS DE IDADE CADASTRADAS NO SIAB DO MUNICÍPIO DE LAJEADO/RS, 2012

Autores

  • Ioná Carreno Centro Universitário Univates
  • Glademir Schwingel Centro Universitário Univates
  • Jéssica Mazutti Penso Centro Universitário Univates
  • Bruna Marina Centro Universitário Univates
  • Heloísa Cristina Damin Centro Universitário Univates

Palavras-chave:

Saúde coletiva, Saúde da criança, Sistema de informação em saúde, Meio ambiente e saúde pública, Desigualdades sociais em saúde.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar as condições de saúde das crianças de zero a 10 anos de idade cadastradas no Sistema de Informação da Atenção Básica – Siab do município de Lajeado/RS-Brasil, 2012. O estudo é transversal, retrospectivo, com abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 271 crianças. Os resultados obtidos evidenciam que em todas as faixas etárias há maior percentual do sexo masculino, com 68,2% no primeiro ano de vida. A frequência escolar aumenta conforme a idade, chegando a 77,5% dos seis aos 10 anos. No primeiro ano de vida todas as crianças recebem bolsa família, 95,5% utilizam a Unidade Básica de Saúde – UBS e 40,9% o hospital. Destaca-se que a maioria das crianças vive em casa de madeira, tem energia elétrica, tem abastecimento de água e coleta de lixo municipal. Visualizar o perfil epidemiológico da população infantil auxilia no planejamento das ações dos gestores e da equipe de saúde, qualificando a saúde das crianças.

Biografia do Autor

Ioná Carreno, Centro Universitário Univates

Enfermeira. Mestre em Saúde Coletiva. Doutora em Enfermagem. Docente do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde do Centro Universitário Univates.

Glademir Schwingel, Centro Universitário Univates

Fisioterapeuta. Doutor em Ciências Sociais. Docente do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde do Centro Universitário Univates.

Jéssica Mazutti Penso, Centro Universitário Univates

Enfermeira. Hospital Bruno Born de Lajeado/RS.

Bruna Marina, Centro Universitário Univates

Acadêmica do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Univates de Lajeado/RS.

Heloísa Cristina Damin, Centro Universitário Univates

Acadêmica do curso de Biomedicina e Bolsista de Iniciação Científica do Centro Universitário Univates de Lajeado/RS.

Downloads

Publicado

28-09-2014

Como Citar

CARRENO, Ioná; SCHWINGEL, Glademir; PENSO, Jéssica Mazutti; MARINA, Bruna; DAMIN, Heloísa Cristina. ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE DAS CRIANÇAS DE ZERO A 10 ANOS DE IDADE CADASTRADAS NO SIAB DO MUNICÍPIO DE LAJEADO/RS, 2012. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 6, n. 3, 2014. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/426. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde