ANÁLISE DA QUALIDADE DA ÁGUA DE QUATRO PONTOS DO RIO TAQUARI PRÓXIMOS À BARRAGEM/ECLUSA DE BOM RETIRO DO SUL, RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Aline Maria Costantin
  • Cristiane Inês Musa
  • Hamilton César Zanardi Grillo
  • Leandro Neutzling Barbosa
  • Vanuscléia Silva Santos Rikils
  • Eniz Conceição Oliveira
  • Eduardo Rodrigo Ramos de Santana

Palavras-chave:

Água, Análise, Parâmetros físico-químicos, Rio Taquari.

Resumo

O Brasil possui recursos hídricos de expressão mundial com consumo relativamente modesto. A demanda por água de boa qualidade tem aumentado consideravelmente em função do crescimento desordenado da população. Por isso, torna-se importante monitorar a qualidade dessa água. No presente estudo, analisam-se os parâmetros físico-químicos, a saber, pH, condutividade, turbidez, colorimetria, temperatura, dureza, sólidos totais secos, carbonos inorgânico, orgânico e total, fósforo total, nitrito, nitrato e sulfato, de quatro amostras de água do rio Taquari em Bom Retiro do Sul, Rio Grande do Sul, próximos à barragem/eclusa do referido município. Os resultados obtidos demonstram apenas uma medição pontual e eventual dos diversos parâmetros analisados, não permitindo análises conclusivas, isto é, somente uma noção momentânea do trecho desse rio. Ressalta-se a necessidade de estruturação de uma série histórica desses e de outros dados para uma compreensão adequada do funcionamento desse trecho do rio e de sua relação com o restante da bacia Taquari-Antas.

Downloads

Publicado

29-12-2014

Como Citar

COSTANTIN, Aline Maria; MUSA, Cristiane Inês; GRILLO, Hamilton César Zanardi; BARBOSA, Leandro Neutzling; RIKILS, Vanuscléia Silva Santos; OLIVEIRA, Eniz Conceição; SANTANA, Eduardo Rodrigo Ramos de. ANÁLISE DA QUALIDADE DA ÁGUA DE QUATRO PONTOS DO RIO TAQUARI PRÓXIMOS À BARRAGEM/ECLUSA DE BOM RETIRO DO SUL, RIO GRANDE DO SUL. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 6, n. 4, 2014. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/436. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas