GESTÃO DE PESSOAS: ALINHAMENTO DAS POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS AOS OBJETIVOS DE UMA INDÚSTRIA FAMILIAR DO SETOR CERÂMICO

Autores

  • Alvaro Gustavo Wagner Junqueira UNIVATES
  • Mérlin Mocellin UNIVATES

Palavras-chave:

Gestão de pessoas. Políticas de recursos humanos. Planejamento organizacional.

Resumo

A gestão de pessoas corresponde ao comprometimento dos administradores e profissionais que atuam na organização com seus objetivos estratégicos. As ações e estratégias por eles desenvolvidas podem provocar impacto nos diversos componentes da cultura e nas políticas organizacionais. O presente artigo foi desenvolvido a partir de estudo realizado em uma organização familiar do ramo de cerâmica, localizada no Vale do Taquari, RS. O objetivo geral da pesquisa é propor ações e estratégias de recursos humanos alinhadas aos objetivos organizacionais dessa indústria familiar. O método da pesquisa é o exploratório. A técnica utilizada é à entrevista, com o apoio de questionário semiestruturado. O sujeito do estudo é o sócio-gestor, com a análise das informações de forma qualitativa. Verificou-se a necessidade de elaboração e formalização do planejamento organizacional para que as políticas e os objetivos de recursos humanos sejam claramente definidos, tornando-se do conhecimento dos funcionários para que as ações destes qualifiquem o atendimento às necessidades dos clientes e se tornem diferencial competitivo da organização em relação aos seus concorrentes.

Downloads

Publicado

24-04-2015

Como Citar

JUNQUEIRA, Alvaro Gustavo Wagner; MOCELLIN, Mérlin. GESTÃO DE PESSOAS: ALINHAMENTO DAS POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS AOS OBJETIVOS DE UMA INDÚSTRIA FAMILIAR DO SETOR CERÂMICO. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 7, n. 1, 2015. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/451. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Gestão Organizacional