DESAPOSENTAÇÃO: UMA OPÇÃO PARA UMA APOSENTADORIA MAIS VANTAJOSA

Autores

  • Adriana Maria Schorr Diemer Centro Universitário Univates
  • Eugélio Luis Müller Centro Universitário Univates

Palavras-chave:

Desaposentação. Direito Previdenciário.

Resumo

A Constituição Federal, assim como a legislação ordinária, não disciplina nem veda o instituto da desaposentação, portanto é admitida a possibilidade do segurado da Previdência Social desfazer sua aposentadoria e aproveitar o tempo de filiação em contagem para um novo benefício. Por meio de uma pesquisa teórico-prática, apoiando-se em uma metodologia dedutiva, este trabalho apresenta um estudo da desaposentação no âmbito do direito previdenciário abordando temas como a necessidade de devolução ou não dos valores até então usufruídos, as teses levantadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social, finalizando com a posição jurispudencial sobre o tema.

Biografia do Autor

Adriana Maria Schorr Diemer, Centro Universitário Univates

Bacharela em Direito pelo Centro Universitário Univates, Lajeado/RS, 2006. Estudante de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Previdenciário e Processo. Centro Universitário Univates, Lajeado/RS.

Eugélio Luis Müller, Centro Universitário Univates

Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2001) e Mestre em Direito pela Programa de Pós-Graduação em Direito - UNISINOS - (2004). Atualmente ocupa o cargo de Oficial de Gabinete na Vara Federal de Execução Fiscal e Previdenciária de Canoas/RS - Justiça Federal. Experiência docente na área de Direito, ênfase em Direito Previdenciário, Direito Processual Civil e Direito Constitucional. Coordenador-Adjunto do curso de Pós Graduação em Direito Previdenciário (IMED/CETRA) e Coordenador das Pós Graduações em Previdência Pública (IMED) e da MBA em Gestão de Segurança Institucional - 2ªed. (IMED/CETRA). Professor em diversas instituições de ensino superior (IES)

Downloads

Publicado

09-06-2015

Como Citar

SCHORR DIEMER, Adriana Maria; MÜLLER, Eugélio Luis. DESAPOSENTAÇÃO: UMA OPÇÃO PARA UMA APOSENTADORIA MAIS VANTAJOSA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 7, n. 2, 2015. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/458. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais