AS BRUMAS DE AVALON: NO EQUILÍBRIO DO IMAGINÁRIO
Resumo
Este artigo decorre das discussões realizadas na disciplina de Imaginário, Cinema e Formação, que teve por objetivo problematizar a inserção do cinema na educação, uma ferramenta que pode contribuir para a formação do humano, e, também, no ambiente escolar como movimento de aprendizagem. A abordagem metodológica é de cunho qualitativo, dado sua problemática não proporcionar quantificação de resultados, pois visam à contribuição social e subjetiva. O filme escolhido para este estudo foi “As Brumas de Avalon”, obra cinematográfica dirigida por Uli Edel, do ano de 2001, baseado no livro com o mesmo título, escrito por Marion Zimmer Bradler, em quatro partes: A Senhora da Magia, A Grande Rainha, O Gamo Rei e O Prisioneiro da Árvore. Utiliza como aporte teórico Castoriadis, Libâneo, Duarte, Louro, dentre outros autores. Os conceitos presentes na obra cinematográfica e selecionados para este estudo mostram, em parte, a importância de sua inserção ou adaptação ao contexto escolar.
Palavras-chave
Educação e Cinema. Formação de Professores. Imaginário Social.
Texto completo:
PDFDireitos autorais 2017 Karine Weber, Tania Micheline Miorando, Valeska Fortes de Oliveira
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
Tradução automática: