AÇÕES DE SUPORTE À LEI MARIA DA PENHA: ARTICULAÇÕES ENTRE PSICOLOGIA E DIREITO

Autores

  • Priscila Pavan Detoni UNIVATES
  • Marta Luisa Piccinini UNIVATES
  • Heloísa Gasparatto Kronbauer UNIVATES
  • Gabriela Kunzler UNIVATES

Palavras-chave:

Psicologia, Direito, Violência contra a mulher, interdisciplinaridade, intersetorialidade.

Resumo

O projeto de extensão “Articulações entre o Direito e a Psicologia: judicialização e subjetivação em ações de suporte à Lei Maria da Penha na Comarca de Lajeado, RS”, foi elaborado com a finalidade de proporcionar formação diferenciada aos alunos e às alunas dos cursos de Direito e Psicologia do Centro Universitário UNIVATES. Para tanto, as ações desenvolvidas no projeto ocorreram por meio de acolhimento e orientação às mulheres vítimas de violência, que receberam convite dos diferentes serviços que compõem a rede formal de atendimento à mulher em Lajeado-RS. Foram acolhidas e orientadas 50 mulheres no espaço do Serviço de Assistência Jurídica (Sajur) da Univates e acompanhadas 323 audiências em relação à Lei Maria da Penha durante o ano de 2014. As atividades desse projeto foram desenvolvidas com base na interdisciplinaridade e na intersetorialidade, ou seja, na articulação entre os saberes da Psicologia e do Direito e com os setores das políticas públicas que deram suporte às ações de cuidado para essas mulheres e suas famílias. Diante disso, o projeto oportunizou o conhecimento da complexidade nas situações de violência contra a mulher na região, promovendo debates com os outros serviços no intuito de criar novas ações, que visam a melhorar a qualidade de vida das mulheres, dos familiares e de outros envolvidos. Em termos acadêmicos, buscou-se formar estudantes com olhar diferenciado e ampliado para a complexidade envolvida nas questões de violência contra a mulher, produzindo conhecimentos e ferramentas de intervenção nesse contexto.

Biografia do Autor

Priscila Pavan Detoni, UNIVATES

Psicóloga, Mestre e Doutoranda em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Membro do Núcleo de Pesquisa em Relações de Gênero e Sexualidade Nupsex/UFRGS e do Centro de Referência em Direitos Humanos em Relações de Gênero e Sexualidade CRDH/UFRGS; Docente da Universidade Integrada do Vale do Taquari de Ensino Superior UNIVATES. Possuí estudos e trabalha com ênfase nas temáticas da psicologia social, políticas sociais públicas, direitos humanos, saúde do/a trabalhador/a, estudos das relações de gênero e sexualidade.

Marta Luisa Piccinini, UNIVATES

Possui Graduação em Direito (1995), Especialização em Direito Imobiliário (2003) e Mestrado em Direito (2004) pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Atualmente é professora assistente do Centro Universitário Univates. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil e Processo Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: processo civil, prática forense, adoção, ações em direito de família, prazo em dobro, novo modelo familiar, núcleos de práticas forenses e paternidade sócio-afetiva, bioética e biodireito.

Heloísa Gasparatto Kronbauer, UNIVATES

Acadêmica do Curso de Psicologia, do Centro Universitário Univates.

Gabriela Kunzler, UNIVATES

Acadêmica do Curso de Psicologia, do Centro Universitário Univates.

Downloads

Publicado

09-06-2015

Como Citar

DETONI, Priscila Pavan; PICCININI, Marta Luisa; KRONBAUER, Heloísa Gasparatto; KUNZLER, Gabriela. AÇÕES DE SUPORTE À LEI MARIA DA PENHA: ARTICULAÇÕES ENTRE PSICOLOGIA E DIREITO. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 7, n. 2, 2015. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/468. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais