A EQUIPE MULTIPROFISSIONAL E O GERENCIAMENTO DOS INVESTIMENTOS PÚBLICOS APLICADOS NA SAÚDE DOS IDOSOS

Autores

  • Arlete Eli Kunz da Costa Centro Universitário UNIVATES
  • Noeli Juarez Ferla Centro Universitário UNIVATES
  • Geila Andiara Backes Centro Universitário UNIVATES
  • Claudete Moreschi Centro Universitário UNIVATES

Palavras-chave:

Saúde do Idoso. Envelhecimento da População. Investimentos em Saúde.

Resumo

Este estudo teve por objetivos conhecer como estão sendo aplicados os recursos na atenção à saúde da pessoa idosa em um município de pequeno porte da região noroeste do Rio Grande do Sul e compreender qual o envolvimento de uma equipe multiprofissional e dos gestores municipais na distribuição desses recursos e promoção da qualidade de vida da população idosa existente no município. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo-exploratório com abordagem qualitativa, realizada com nove participantes, sendo um gestor municipal e oito profissionais de saúde. Os dados analisados foram analisados por meio de análise de conteúdo e evidenciaram cinco categorias. Constatou-se que os participantes estão conscientes do impacto do aumento da população idosa e vêm buscando formas de melhorar o atendimento a essa faixa etária.

Biografia do Autor

Arlete Eli Kunz da Costa, Centro Universitário UNIVATES

Enfermeira. Doutoranda em Ambiente e Desenvolvimento. Docente do Curso de Enfermagem do Centro Universitário UNIVATES, Lajeado, RS.

Noeli Juarez Ferla, Centro Universitário UNIVATES

Biólogo. Doutor em Ciências. Docente do Centro Universitário UNIVATES, Lajeado, RS.

Geila Andiara Backes, Centro Universitário UNIVATES

Enfermeira. Formada pelo Centro Universitário UNIVATES, Lajeado, RS.

Claudete Moreschi, Centro Universitário UNIVATES

Enfermeira. Doutoranda em Ambiente e Desenvolvimento. Bolsista da Fundação de Amparo de Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul- FAPERGS, Lajeado, RS.

Downloads

Publicado

18-09-2015

Como Citar

KUNZ DA COSTA, Arlete Eli; FERLA, Noeli Juarez; BACKES, Geila Andiara; MORESCHI, Claudete. A EQUIPE MULTIPROFISSIONAL E O GERENCIAMENTO DOS INVESTIMENTOS PÚBLICOS APLICADOS NA SAÚDE DOS IDOSOS. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 7, n. 3, 2015. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/479. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde