DIALOGICIDADE E ARTE NA FORMAÇÃO PARA O SUS: RESENHAS DO PROJETO VER-SUS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR

Autores

  • Marcos Aguiar Ribeiro Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Ana Suelen Pedroza Cavalcante Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Izabelle Mont'Alverne Napoleão Albuquerque Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Maristela Inês Osawa Vasconcelos Universidade Estadual Vale do Acaraú

Palavras-chave:

VER-SUS, Educação Popular, Saúde Coletiva.

Resumo

O VER-SUS é um projeto desenvolvido pelo Ministério da Saúde em conjunto com a Rede Unida, as entidades estudantis dos cursos da área da saúde e as secretarias municipais de saúde. Um dos seus objetivos é proporcionar aos estudantes uma experimentação da realidade do SUS na tentativa de colaborar com a formação de profissionais críticos e sensíveis às reais necessidades da população. Nesse sentido, apresenta-se uma resenha acerca da relevância do projeto VER-SUS a partir da expressão da arte e do diálogo, de forma a considerar a Educação Popular em Saúde enquanto práxis dialógica entre os diversos saberes existentes. Desse modo, as reflexões são tencionadas a partir das vivências de dialogicidade e integração entre os diferentes saberes proporcionados por esse projeto. A partir de então, pondera-se a singularidade do projeto VER-SUS para a ressignificação da formação em saúde, nos diversos cenários do SUS, de forma a considerar a Educação Popular em Saúde enquanto práxis dialógica entre os diversos saberes existentes.

Biografia do Autor

Marcos Aguiar Ribeiro, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual Vale do Acaraú - Enfermagem

Ana Suelen Pedroza Cavalcante, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual Vale do Acaraú - Enfermagem

Izabelle Mont'Alverne Napoleão Albuquerque, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Vice-reitora da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Docente do curso de Enfermagem da UVA.

Maristela Inês Osawa Vasconcelos, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pró-reitora de Extensão e Cultura da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Docente do curso de Enfermagem da UVA.

Downloads

Publicado

18-09-2015

Como Citar

RIBEIRO, Marcos Aguiar; CAVALCANTE, Ana Suelen Pedroza; ALBUQUERQUE, Izabelle Mont’Alverne Napoleão; VASCONCELOS, Maristela Inês Osawa. DIALOGICIDADE E ARTE NA FORMAÇÃO PARA O SUS: RESENHAS DO PROJETO VER-SUS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 7, n. 3, 2015. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/487. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde