ATIVIDADES REALIZADAS PELOS PROFISSIONAIS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Clara Raquel Battisti Centro Universitário Univates
  • Ioná Carreno Centro Universitário Univates
  • Daniel Granada Da Silva Ferreira Centro Universitário Univates
  • Glademir Schwingel Centro Universitário Univates
  • Eduardo Périco Centro Universitário Univates
  • Jéssica Mazutti Penso Centro Universitário Univates
  • Paola Belé Centro Universitário Univates
  • Luis Felipe Pissaia Centro Universitário Univates
  • Franciele Mattei Centro Universitário Univates

Palavras-chave:

Sistemas de Informação em Saúde. Saúde Pública. Políticas Públicas de Saúde. Estratégia Saúde da Família.

Resumo

O objetivo deste artigo é verificar as atividades realizadas pelos profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) em um município do interior do Rio Grande do Sul. O estudo configura-se como transversal, a partir de dados extraídos do Sistema de Informações de Atenção Básica (Siab) de Lajeado/RS, organizados em planilha Excel e analisados no programa SPSS. As variáveis avaliadas foram as consultas de enfermagem e médicas e os procedimentos realizados. Observou-se aumento da demanda de consultas médicas de 2011 para 2012, os atendimentos da ESF a hipertensos foram maiores do que aos diabéticos e houve aumento dos procedimentos de enfermagem e aplicações realizados pela equipe da ESF no período analisado. Neste estudo, foi possível perceber a demanda de atividades das equipes de saúde, com o intuito de melhorar as ações de saúde, beneficiando o atendimento na Rede de Atenção Básica.

Biografia do Autor

Clara Raquel Battisti, Centro Universitário Univates

Acadêmica do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Univates – Lajeado/RS, Brasil.

Ioná Carreno, Centro Universitário Univates

Enfermeira. Mestre em Saúde Coletiva. Doutora em Enfermagem. Docente do Centro Universitário Univates – Lajeado/RS, Brasil.

Daniel Granada Da Silva Ferreira, Centro Universitário Univates

Doutor em Etnologia e História pela Université de Paris Ouest Nanterre La Défense/University of Essex. Docente do Centro Universitário Univates – Lajeado/RS, Brasil.

Glademir Schwingel, Centro Universitário Univates

Doutor em Ciências Sociais pela UNISINOS – São Leopoldo/RS. Docente do Centro Universitário Univates – Lajeado/RS, Brasil.

Eduardo Périco, Centro Universitário Univates

Doutor em Ecologia pela Universidade de São Paulo – USP/SP, Brasil. Docente do Centro Universitário Univates – Lajeado/RS, Brasil.

Jéssica Mazutti Penso, Centro Universitário Univates

Enfermeira pelo Centro Universitário Univates – Lajeado/RS. Bolsista CAPES e discente do curso de Mestrado em Ambiente e Desenvolvimento no Centro Universitário Univates – Lajeado/RS, Brasil.

Paola Belé, Centro Universitário Univates

Acadêmica do Curso de Enfermagem e Bolsista de Iniciação Científica do Centro Universitário Univates – Lajeado/RS, Brasil.

Luis Felipe Pissaia, Centro Universitário Univates

Acadêmico do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Univates – Lajeado/RS, Brasil.

Franciele Mattei, Centro Universitário Univates

Enfermeira pelo Centro Universitário Univates – Lajeado/RS, Brasil.

Downloads

Publicado

18-09-2015

Como Citar

BATTISTI, Clara Raquel; CARRENO, Ioná; GRANADA DA SILVA FERREIRA, Daniel; SCHWINGEL, Glademir; PÉRICO, Eduardo; MAZUTTI PENSO, Jéssica; BELÉ, Paola; PISSAIA, Luis Felipe; MATTEI, Franciele. ATIVIDADES REALIZADAS PELOS PROFISSIONAIS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 7, n. 3, 2015. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/488. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde